Cortiça portuguesa garante prémio à primeira loja física da Google



Em junho de 2021 foi inaugurada em Nova Iorque a primeira loja física da Google. Além de ser uma estreia, foi também uma oportunidade para a Corticeira Amorim, que integrou o projeto com várias peças de cortiça criadas exclusivamente para o espaço. Agora, a loja foi galardoada nos NYCxDESIGN Awards 2022 na categoria de Impacto Ambiental.

O projeto resulta de uma parceria com a Amorim Cork Composites (ACC) e foi desenvolvido pelo gabinete de arquitetura Reddymade, tendo as peças em cortiça sido desenhadas e produzidas pelo designer americano Daniel Michalik. A escolha da cortiça prendeu-se no facto de ser um dos materiais mais sustentáveis, com características singulares em termos de retenção de dióxido de carbono (CO2) e com um enorme potencial de práticas circulares.

Para Daniel Michalik, a cortiça é como “uma folha em branco, onde os clientes poderão eventualmente projetar as suas ideias, conceitos e experiências do material, interagindo num único espaço. Depois, e para além então da multiplicidade de atributos em matéria de sustentabilidade, a cortiça é uma matéria-prima saudável. Isto na perspetiva do sistema natural de saúde, na perspetiva do salário justo pago pelo trabalho e, finalmente, na perspetiva da saúde de quem utiliza objetos de cortiça“.

A loja foi decorada com sofás, poltronas, estantes, cadeiras, balcões, bancos de bar, mesas de centro, bem como com algumas escrivaninhas e mesinhas de cabeceira, que integram uma zona dedicada aos mais pequenos. O mobiliário é todo feito com cortiça portuguesa em conjunto com madeira de carvalho branco americano.

 





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