Crédito para casas sustentáveis tem condições mais vantajosas
Por Twinkloo, empresa intermediária de crédito
Alguns bancos já disponibilizam linhas de crédito à habitação com vantagens para aquisição de habitações com um elevado nível de eficiência energética. A Twinkloo explica como funcionam estas linhas de financiamento, em que condições pode beneficiar das mesmas e quais os benefícios que pode obter.
Reflexo da maior consciencialização para as questões da sustentabilidade social e ambiental, e da convicção de que todos os setores de atividade precisam de contribuir para a descarbonização e economia de recursos, os bancos têm vindo a alargar a sua oferta de produtos financeiros “verdes”. Nesta oferta destaca-se o crédito à habitação para a compra de casas sustentáveis, com condições mais vantajosas, como, por exemplo, a possibilidade de redução do spread e a redução (ou eliminação) de algumas comissões bancárias.
Quais os benefícios do crédito para casas sustentáveis?
Na verdade, os benefícios variam consoante as ofertas e campanhas de cada banco. Por exemplo, algumas instituições bancárias preveem a atribuição de uma bonificação no spread destes empréstimos, independentemente do montante financiado e do rácio loan to value (LTV) apurado (relação entre o valor do imóvel em causa e o montante do empréstimo). Outros bancos oferecem a isenção de algumas comissões, como é o caso da comissão de formalização contratual. Há também bancos que optam por atribuir um desconto no valor das comissões de dossier e de formalização contratual suportadas pelos clientes. Outros ainda atribuem um valor para ajudar a suportar o custo com a obtenção do certificado energético.
Quais as condições para beneficiar destas linhas de crédito?
Podem beneficiar das condições específicas destas linhas os imóveis novos com classe de eficiência energética A ou A+, ou os imóveis usados da classe B e B-.
Para aceder a estas linhas de crédito, os clientes bancários têm obrigatoriamente de apresentar o certificado de eficiência energética que comprove que o imóvel se encontra classificado numa das categorias energéticas elegíveis. Em alguns casos, a atribuição destas vantagens pressupõe a adesão dos clientes a um conjunto de produtos e serviços do banco (ex: domiciliação de ordenado, domiciliação de pagamentos mensais, seguro multirriscos habitação, seguro de vida associado ao crédito à habitação, entre outros).
Esta solução de crédito também é válida para quem já tenha uma casa e queira fazer obras para melhorar a classe energética das suas habitações (como, por exemplo, substituir janelas ou melhorar o isolamento das paredes e do pavimento). Para isso é necessário que, na sequência das obras realizadas, se verifique (e comprove) uma melhoria da classe energética do imóvel em pelo menos dois níveis.
Em suma, o objetivo deste tipo de empréstimos é incentivar os cidadãos a optarem por casas que sejam muito eficientes do ponto de vista energético ou a investirem na maior eficiência energética das suas habitações.
Outros produtos financeiros “verdes”
Nos últimos anos, o sistema financeiro nacional tem vindo a alargar a oferta de produtos e serviços sustentáveis. Desse modo, é possível encontrar no mercado:
- Contas bancárias neutras em carbono: Além de serem contas online – que por serem desmaterializadas têm um menor impacto ambiental – as emissões de carbono associadas a estes produtos são neutralizadas, seguindo uma metodologia específica.
- Crédito para energias renováveis: São também cada vez mais comuns as linhas de crédito pessoal desenhadas para facilitar a aquisição de equipamentos para a produção de energias renováveis (painéis solares, por exemplo), para ajudar a tornar a casa mais sustentável.
- Crédito automóvel: Existem também ofertas de crédito automóvel direcionadas especificamente para a aquisição de veículos elétricos ou híbridos, menos poluentes e com uma menor pegada ecológica.
- Fundos de investimento: Também do ponto de vista do investimento são cada vez mais comuns os fundos de investimento ou seguros financeiros que procuram o investimento sustentável e privilegiam a alocação de ativos em empresas com um forte compromisso com a responsabilidade ambiental e social.