Curitiba promove troca de lixo por alimentos de qualidade
A cidade de Curitiba, uma das mais verdes do Brasil e reconhecida, entre outras, pela sua estratégia de mobilidade sustentável, está a pedir à população que troque resíduos recicláveis por alimentos de qualidade.
O programa chama-se Câmbio Verde e permite ao cidadão curitibano juntar quatro quilos de lixo para ter direito a um quilo de frutas, legumes ou verduras frescas – os alimentos são cultivados por pequenos horticultores da cidade e sua região metropolitana.
Segundo o Planeta Sustentável, o Câmbio Verde permite também a troca de dois litros de óleo usado – seja ele animal ou vegetal – por um quilo de alimentos, sendo possível fazer essa troca a cada quinze dias. Para tal, cem postos de recolha foram disponibilizados em toda a cidade, cada um com os seus dias e horários em que recolhe os resíduos e entrega os alimentos.
O programa procura reduzir a quantidade de lixo e ajudar as populações menos favorecidas – com rendimentos mensais entre zero e 3,5 salários mínimos. Por outro lado, dá força aos pequenos agricultores rurais para conseguir escoar toda a sua produção.
Nos 1980, Curitiba já tinha inovado com a troca de lixo orgânico por bilhetes de autocarros. O programa foi tão bem sucedido que a prefeitura de Curitiba criou modalidades como o Câmbio Verde Solidariedade, para oferecer alimentos a entidades assistenciais da cidade.
Outra das variáveis é o Câmbio Verde Especial nas Escolas. Nele, alunos de escolas públicas municipais podem trocar resíduos recicláveis por brinquedos, cadernos, chocolates e até bilhetes para espectáculos.