Destilaria escocesa utiliza resíduos de whiskey para carregar Nissan Leaf (com vídeo)
A destilaria escocesa Bruichladdich, com 130 anos, está a lançar uma onda de espanto em todo o mundo ao anunciar que utiliza os resíduos utilizados para produzir whiskey para carregar veículos eléctricos, neste caso o Nissan Leaf.
A empresa, sediada na ilha da Islay, na Escócia, afirma que a destilação de whiskey resulta de um processo intensivo de utilização de água e energia. Assim, a destilaria desenvolveu um sistema que permite produzir a sua própria electricidade a partir dos resíduos criados por este processo.
No processo de digestão anaeróbica, afirma a Bruichladdich, o biogás produzido pode ser utilizado para gerar energia. Agora, o sistema serve para alimentar a nova frota da empresa, composta por Nissan Leaf.
Para celebrar esta poupança de cerca de 35 mil euros, a destilaria acabou de produzir uma edição limitada de whiskey orgânico… o Leaf, claro.
“O Leaf é espectacular de guiar. O meu carro precisava do combustível mais caro do Reino Unido, e ainda tinha de o importar do continente. A chegada do Leaf possibilitou-me ser o mais auto-suficiente possível”, explicou o dono da destilaria, Mark Reynier.
Acrescentamos que os resíduos necessários para produzir o whiskey eram, até agora, deitados para o mar. O que, convenhamos, até acabar por dar um outro ar sustentável a esta notícia.