Doença contagiosa está a destruir campos de trigo do Bangladesh



Os agricultores do Bangladesh estão a queimar os seus campos mesmo antes da colheita, tentando conter uma infecção fúngica que está a devastar e destruir as suas terras. Detectado pela primeira vez no Brasil, em 1985, este fungo patogénico vegetal espalhou-se rapidamente pela América do Sul e, desde então, existem partes deste continente que deixaram de plantar trigo, tal a gravidade da situação.

Agora, o fungo magnaporthe oryzae chegou ao Bangladesh e, de acordo com uma estimativa citada pelo Quartz, já terá levado à queima de 15.000 hectares de alimentos. O trigo é a segunda fonte de alimentação dos 150 milhões de bengalis, logo a seguir ao arroz.

Ainda não se sabe como é que o fungo chegou ao Bangladesh, mas é provável que se tenha modificado e “saltado” de outra espécie de trigo. Isto já ocorreu uma vez – em 2011, nos Estados Unidos. Então, uma tragédia maior foi evitada devido a acções concertadas e monitorização constante, algo impossível em países em desenvolvimento.

Existe uma outra possibilidade, mais lógica: o trigo importado do Brasil levou o fungo para o Bangladesh. Se isso tiver acontecido, acendem-se várias luzes vermelhas para outros países vizinhos, como a Tailândia, Vietname e Filipinas, que também importam trigo brasileiro.

Finalmente, o fungo prospera em climas húmidos e quentes, podendo, assim, espalhar-se rapidamente por todo o sudeste asiático, incluindo Índia e Paquistão, segundo afirmaram pesquisadores do Instituto de Pesquisa Agrícola do Bangladesh à Nature.

Foto: RichardBH / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...