É um dos edifícios de madeira mais altos do mundo e captura CO2 da atmosfera



A Suécia é conhecida por ser pioneira no conceito de sustentabilidade. Hoje mostramos-lhe um arranha-céus de 20 andares, projetado em 2021 pela White Arkitekter para ser neutro em carbono.

O Centro Cultural Sara situa-se no Município de Skellefteå, no norte da Suécia, e é um dos edifícios de madeira mais altos do mundo. É composto pela Galeria de Arte Skellefteå, pelo Museu Anna Nordlander, pelo Teatro Regional Västerbotten, por uma Biblioteca Municipal e pelo Hotel The Wood. Com 75 metros de altura e 27.867 metros quadrados, foi construído com módulos 3D pré-fabricados de painéis de madeira lamelada cruzada, sendo a mesma proveniente de florestas sustentáveis da região.

Na projeção do edifício todas as emissões de carbono foram estudadas, desde os materiais utilizados em a cada divisão, à energia utilizada e ao próprio transporte dos materiais. Estima-se que foram emitidas 5631 toneladas de dióxido de carbono (CO2) equivalente em toda a construção. A energia renovável produzida  pelos 374 painéis solares fotovoltaicos e a captura de carbono do edifício vão compensar mais do dobro destas emissões.

Segundo a White Arkitekter, a neutralidade carbónica será atingida no espaço de 50 anos. Prevê-se que tenha uma vida útil de 100 anos e que consiga capturar 9 milhões de kg de emissões de CO2 durante esse período.

Veja algumas fotografias do Centro Cultural Sara, na galeria:





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...