Empresa usa Twitter e Facebook para monitorizar e prever doenças infecciosas



A Sickweather, uma empresa norte-americana, está a utilizar as redes sociais, sobretudo o Twitter e o Facebook, para monitorizar gripes e outras doenças infecciosas. Fundada por Graham Dodge, a Sickweather procura menções a gripes, alergias outros 22 sintomas e doenças, nestas duas redes, e depois coloca-as num mapa.

No Twitter, a Sickweather monitoriza as tendências relacionadas com estas doenças, elaborando um relatório visual sobre o caminho que a infecção está a tomar.

Segundo o agregador GOOD, a empresa detectou que as doenças em Indianapolis duplicaram durante o Super Bowl. Nada que seja de estranhar mas, ainda assim, interessante de observar.

Mais do que perceber o que aconteceu, Dodge quer prever o que vai acontecer antes de o surto ser grave. O responsável quer juntar todos os dados possíveis – horários de comboios e outros transportes colectivos, padrões de viagem, clima, dados ambientais e redes sociais para ajudar realmente as pessoas a melhor precaverem-se contra as doenças infecciosas.

A Sickweather já faz parte de um concurso patrocinado pelo Governo norte-americano para desenvolver uma aplicação que usa o Twitter para avisar os seus utilizadores de assuntos ligados com a saúde pública. Isto sim, é o futuro.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...