EUA: formigas loucas invasoras destroem equipamentos electrónicos
As “formigas loucas” (Nylanderia fulva), como são conhecidas, espalharam-se agora pela Flórida, por Louisiana e pelo Mississippi, depois de terem sido vistas pela primeira vez em Houston, no Texas, em 2002. Os insectos são uma verdadeira ameaça, uma vez que se alimentam de tudo – desde animais a equipamentos electrónicos.
Estas formigas sul-americanas têm ficado conhecidas por infestarem casas e até dispositivos como computadores portáteis e smartphones. São insectos altamente invasivos – competem agressivamente pelos recursos de outras espécies e estabelecem o seu domínio. O veneno que mata as formigas vermelhas é ineficaz para estas porque elas nem sequer o provam.
As formigas vermelhas são, em vários aspectos, bem-educadas – vivem nos quintais das casas, é no exterior que constroem os montes e só interagem com os humanos caso estes lhes pisem o ninho. O mesmo não se pode dizer que aconteça com as formigas loucas.
Na verdade, um estudo recente revela que estas formigas desalojaram as vermelhas dos ecossistemas do Texas, já que “hábitos de nidificação oportunistas são um factor-chave no seu domínio biológico”, disse o co-autor LeBrun ao Huffington Post. Esse domínio pode significar mudanças drásticas para um ecossistema que está ajustado à presença de formigas vermelhas há 40 anos.
Apesar de serem omnívoras, as formigas invasoras destroem equipamentos, formando “pontes” entre os contactos eléctricos e cortando-os. A ameaça, porém, recai mais sobre os ares condicionados e não tanto sobre os dispositivos móveis – as formigas são mais propensas a entrar em equipamentos fixos, sistemas de fios das casas e veículos como autocaravanas.