Favela colombiana inaugura gigantesca escada rolante ao ar livre (com vídeo)



A favela Comuna 13, na Colômbia, inaugurou ontem uma gigantesca escada rolante ao ar livre, que passou a ligar os habitantes de um dos bairros mais pobres de Medellin ao centro da cidade.

Com 12 mil habitantes, a Comuna 13 fica no cimo de uma íngreme colina e, até ontem, os seus habitantes tinham de subir o equivalente a um prédio de 28 andares para chegarem às suas casas. Durante muitas gerações, foi isso que aconteceu.

Agora, eles podem andar numa gigantesca escada rolante, a primeira construída em Medellin ao ar livre. Provavelmente, a primeira deste género no mundo. E a primeira de muitas na segunda cidade colombiana.

“Ficou muito bem”, explicou o presidente da câmara Alonso Salazar, citado pela AP, na inauguração da escada rolante. Segundo o responsável, responsáveis pelo Rio de Janeiro visitaram as obras desta infra-estrutura, quem sabe se para exportar a tecnologia para a cidade brasileira.

A escada rolante custou €5,1 milhões (R$ 12,4 milhões) e encurta a subida dos 35 para os seis minutos. A sua utilização é gratuita.

Dividida em seis secções, a escada eléctrica tem um comprimento de 384 metros e deverá ter, nas próximas semanas, uma cobertura, para prevenir situações atmosféricas extremas.

É um projecto de inclusão social genial, não acha?





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...