Food Ink: o primeiro restaurante com refeições a 3D (com FOTOS)



Está em casa a procurar a próxima receita para o jantar e de repente descobre uma que o deixa imediatamente a salivar. O passo seguinte seria fazer a lista de ingredientes necessários para a confecção, passar horas de volta dos tachos…. Pois, e se lhe dissermos que, num futuro mais próximo do que se pensava possível, apenas terá de carregar no botão da impressora para começar a comer?

A ideia está a ser desenvolvida pela Food Ink, o primeiro restaurante com comida a 3D, que pretende elevar a experiência de uma refeição fora de casa a um patamar futurista.

Ao contrário das comuns impressoras a 3D, que funcionam através de filamentos não próprios para consumo alimentar, a Food Ink está a revolucionar o mercado ao utilizar materiais comestíveis na sua produção.

Através de qualquer alimento, é possível formar uma pasta, que será a base para tudo o que a imaginação permitir criar. O produto já trabalhado segue depois para uma espécie de seringa, é aquecida até estar pronta a ser transformada novamente. Como se de tinta se tratasse, a impressora começa a imprimir camada por camada, até se chegar a uma estrutura a 3D, pronta a ser degustada logo depois de concluída. A explicação em pormenor pode ser vista aqui.

Esta pequena revolução culinária está a ser liderada pelo chef Mateo Blanch, do restaurante premiado com estrelas Michelin La Boscana, juntamente com uma equipa internacional de chefes e artistas. Embora os pratos feitos por estes chefes possam suscitar algumas dúvidas aos palatos mais desconfiados, a impressão de refeições a 3D poderá ter alguns benefícios para a saúde e sustentabilidade, ao ser possível, por exemplo, formatar os nutrientes de cada alimento e reduzir ao máximo o desperdício alimentar.

“Os nossos jantares impressos a 3D servem como uma plataforma de discussão pública sobre o futuro sustentável dos alimentos, nutrição e saúde. Os nossos eventos estão a mostrar como as tecnologias emergentes estão a transformar a forma como comemos, criamos, partilhamos e vivemos”, pode ler no site da Food Ink.

Depois da apresentação na Conferência da Comida em 3D, na Holanda, a Food Ink segue agora para Londres onde, de 25 a 27 de Julho, será possível degustar uma refeição de nove pratos impressos a 3D. No futuro está já agendada uma passagem por Dubai, Seul, Paris, Las Vegas, Toronto, Nova Iorque, entre tantas outras.

[nggallery id=3154 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...