Helsínquia vai criar reservatório subterrâneo gigante de água para arrefecer os edifícios locais



A capital da Finlândia anunciou recentemente várias iniciativas ambientais que têm como objectivo tornar a cidade mais verde e sustentável. Uma destas iniciativas é a criação de um reservatório subterrâneo gigante de água que alimentará um sistema de arrefecimento para vários edifícios de Helsínquia.

O reservatório terá uma capacidade de 34 milhões de litros e vai ser construído a cerca de 91 metros de profundidade no centro da cidade. A água do reservatório vai circular pelo sistema de arrefecimento durante o dia. Durante a noite, a água volta ao reservatório, onde é arrefecida para ser reutilizada no dia seguinte.

Segundo a informação disponibilizada pela autarquia de Helsínquia, este novo sistema de arrefecimento vai permitir reduzir em 80% as emissões de gases com efeitos estufa provenientes dos actuais sistemas de ar condicionado, refere o Inhabitat.

Dentro das novas iniciativas verdes de Helsínquia está contemplado ainda um sistema inteligente de transportes públicos chamado Kutsuplus. O sistema prevê a implementação de mini-autocarros, que os utilizadores podem reservar e adquirir e pagar respectivas tarifas através do computador ou smartphones. Os mini-autocarros podem ser partilhados com outros utilizadores que tenham um percurso semelhante, já que os trajectos reservados vão ser partilhados numa aplicação específica. O objectivo é retirar o maior número possível de carros privados das ruas da capital finlandesa.

Foto: pentlandpirate / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...