IATA distingue LATAM Cargo pelas soluções inovadoras na proteção do meio ambiente



A LATAM Cargo foi reconhecida pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) como vencedora do Air Cargo Innovation Award na categoria corporativa pelos seus projetos de redução de plástico nas operações de carga no Chile e no Brasil. Estas iniciativas foram concebidas pelos empregados da filial e fazem parte do compromisso de se tornar um grupo com zero resíduos para aterro até 2027, informou em comunicado.

Segundo a mesma fonte, os resultados da quarta edição dos prémios foram apresentados durante o encerramento do Simpósio Mundial de Carga 2023 da IATA. As distinções procuraram destacar novos conceitos e ideias que contribuem para a digitalização, a sustentabilidade, a segurança e a proteção do setor de logística de carga aérea. A LATAM Cargo destacou-se dos outros 25 concorrentes na categoria corporativa, apresentando o progresso feito em sustentabilidade com a implementação de três projetos inovadores de economia circular para os processos operacionais nos mercados doméstico e internacional do Chile e do Brasil.

Essas iniciativas são, no caso do Chile, a implementação de uma fita reciclável da 3M que substitui o filme plástico utilizado para consolidar a carga seca no porão de importação do país, o que permitirá uma substituição de 80% do plástico nesse processo, resultando em uma redução de 24 toneladas por ano.

Além disso, com esta ação, a LATAM torna-se a primeira companhia aérea do mundo a trabalhar com a 3M e a implementar esse material inovador nas operações de carga. O segundo projeto implementado no país foi na operação doméstica narrow body e teve como objetivo substituir o filme plástico utilizado apenas para consolidar e transportar a carga de forma segura do porão, por uma manta reutilizável que tem uma vida útil de quase quatro anos.

Esta alteração “permitirá reduzir em 100% a utilização deste plástico neste processo, diminuindo assim a utilização de 45 toneladas deste material por ano”. Por outro lado, a última iniciativa exposta é a aplicada no Brasil, que seguindo o objetivo de substituir o filme plástico, a filial de cargas recorreu à utilização de capas de paletes impermeáveis e reutilizáveis para o armazenamento de cargas no armazém de Guarulhos, bem como para o transporte terrestre de cargas de um armazém para outro. Com isso, a empresa espera reduzir 13 toneladas de plástico por ano.

Foram os colaboradores da filial de carga que pesquisaram e propuseram estas soluções inovadoras que tinham como objetivo reduzir, eliminar ou substituir a utilização de plásticos na operação de carga, procurando novos materiais mais sustentáveis e que não implicassem riscos operacionais, tanto para a carga como para os operadores. Estes resultados foram possíveis “graças ao trabalho colaborativo com os fornecedores, que apoiaram esta iniciativa para implementar os devidos processos e assim conseguir um material de substituição que fosse reutilizável e cumprisse todos os requisitos ambientais e técnicos necessários para alcançar uma economia circular”.

O comunicado destaca que, em maio de 2021, o Grupo LATAM lançou a sua nova estratégia de sustentabilidade, na qual estabeleceu metas desafiadoras: alcançar a neutralidade de carbono até 2050, eliminar os plásticos de uso único em todas as suas operações até 2023 e tornar-se um grupo com zero resíduos em aterros até 2027, com o objetivo de contribuir para a proteção dos ecossistemas sul-americanos nos próximos 30 anos.

“Este prémio é um reconhecimento muito importante não só para o grupo, mas especialmente para os nossos colaboradores que estiveram por detrás destas inovações. Há dois anos, assumimos o compromisso de migrar de um modelo linear para um modelo circular, onde os resíduos são recursos. Hoje, estes projetos são o reflexo deste compromisso e do facto de as grandes mudanças poderem vir de baixo para cima, sem necessidade de grandes investimentos ou tecnologias. Estes avanços são apenas o início. Continuaremos a trabalhar em mais iniciativas que nos permitam contribuir para o meio ambiente, e esperamos que mais atores do setor se juntem a nós, pois não podemos mudar sozinhos”, comentou Diego García, Diretor de Operações de Solo e Handling da LATAM Cargo.

“A inovação é a chave para o desenvolvimento, a sustentabilidade e o sucesso do setor de carga aérea, por isso lançamos o IATA Air Cargo Innovation Awards. Tenho a honra de entregar o Corporate Award à LATAM Cargo por seus esforços de inovação em sustentabilidade e por promover um ambiente de avanço e inclusão em todos os níveis da companhia aérea”, disse Brendan Sullivan, diretor global de cargas da IATA.

Até à data, o grupo de companhias aéreas de carga investigou e testou mais de 18 iniciativas centradas na redução e substituição de plástico nas suas operações, das quais 7 estão a ser testadas em alguns mercados da região. Espera-se que, no futuro, a empresa continue a expandir estes projetos a todas as áreas aplicáveis da sua rede.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...