IKEA vai deixar de vender lâmpadas incandescentes nos EUA



A cadeia de lojas IKEA, nos EUA, vai deixar de vender lâmpadas incandescentes, antecipando-se assim à lei promulgada pelo Congresso norte-americano, que proíbe o uso deste tipo de iluminação a partir de 2012. A famosa empresa sueca vai passar a vender versões compactas fluorescentes de halogéneo e LED.

“Se todos os clientes IKEA substituíssem uma lâmpada comum, de 60 watts, por uma lâmpada fluorescente compacta, a poupança de energia seria tanta quanto as emissões de gases de efeito de estufa de 750 mil carros”, alerta a companhia de móveis e decoração no seu site oficial. Ainda assim, os consumidores norte-americanos foram apanhados de surpresa.

Segundo um estudo, realizado pelo IKEA no ano passado, 61% dos seus clientes não tinha qualquer conhecimento acerca da nova lei, aprovada em 2007. Na mesma pesquisa, 67% dos inquiridos afirmaram concordar em usar lâmpadas mais económicas e 81% dizem compreender que se trata de uma prática mais amiga do ambiente.

A cadeia sueca anunciou recentemente que pretende abrir uma loja e um centro comercial Inter IKEA em Loulé, no Algarve, um investimento superior a 200 milhões de euros, que permitirá criar três mil postos de trabalho directo.

Fonte: Engadget





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...