Insecto aquático apanhado a matar peixe indefeso
Os insectos costumam estar num patamar muito baixo da cadeia alimentar, mas existem alguns que se destacam, alimentando-se de peixes e anfíbios. Agora os cientistas captaram imagens em vídeo de um insecto aquático feroz a atacar um pequeno peixe e a alimentar-se das suas entranhas.
O predador improvável, o lethocerus patruelis é o maior insecto de água europeu, atingindo mais de oito centímetros de comprimento no estado adulto. Pertence à família de insectos belostomatidae. A sua mordida é considerada uma das mais dolorosas para os seres humanos, mas não tem quaisquer efeitos nocivos na saúde.
Estes insectos são grandes o suficiente para capturar e devorar pequenos crustáceos, peixes e anfíbios. Já foram também registados alguns casos de insectos que comem tartarugas e cobras. Quando atacam, injectam saliva cáustica digestiva nas presas, desfazendo a sua refeição a partir do interior, antes de lhes sugarem o conteúdo.
O lethocerus patruelis pode ser encontrado em toda a Península Balcânica, Anatólia e em partes do Médio Oriente, revela o Huffington Post.
Os investigadores registaram as imagens ao estudar o sistema reprodutivo masculino da espécie. Os resultados do estudo foram publicados na revista ZooKeys.