Investigadora da Universidade Católica é uma das europeias mais inovadoras

Débora Campos, investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia e fundadora e CEO da AgroGrIN Tech, é a vencedora do European Prize for Women Innovators 2025, na categoria EIT Women Leadership. O reconhecimento destaca a sua contribuição inovadora no desenvolvimento de um processo ecológico que transforma resíduos industriais de fruta em ingredientes funcionais para a alimentação.
“Receber esta distinção é um reconhecimento que me toca profundamente, reflete não só o meu trabalho, mas também o apoio imenso que recebi ao longo da minha carreira,” refere Débora Campos, citada em comunicado.
“A ligação à Universidade Católica Portuguesa e em especial há Escola Superior de Biotecnologia e CBQF foram e têm sido essenciais para o desenvolvimento, primeiramente da ideia e atualmente do crescimento contínuo da empresa. Na UCP encontrei o espaço, os recursos e a liberdade para experimentar, questionar e crescer.”
Para Débora Campos, “esta distinção, não é apenas minha, mas de todos os que acreditaram, e acreditam, que é possível fazer a diferença com coragem, dedicação e, acima de tudo, com um olhar inclusivo para o futuro, apoiando projetos e empresas como à AgroGrIN Tech e empreendedores como eu!”
A AgroGrIN Tech desenvolveu uma tecnologia inovadora que permite reaproveitar os desperdícios da indústria frutícola, convertendo-os em ingredientes com elevado valor nutricional e funcional. Esta abordagem não só reduz o impacto ambiental da indústria agroalimentar, como também promove um modelo económico mais sustentável, alinhado com as metas europeias de transição ecológica.
O European Prize for Women Innovators é promovido pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) e pelo Conselho Europeu de Inovação (EIC), com o objetivo de celebrar e incentivar o papel das mulheres na liderança da inovação tecnológica e científica. A nomeação atribuída a Débora Campos sublinha o impacto do seu trabalho na sustentabilidade e na economia circular, contribuindo para soluções sustentáveis na indústria alimentar.
A competição premiou nas categorias EIT Women Leadership, Rising Innovators e Women Innovators e as vencedoras foram anunciadas no EIC Summit que decorreu a 3 de abril de 2025.