Japão: Agricultores trocam vegetais por notoriedade
Os agricultores japoneses estão a desenvolver uma estratégia diferente para chegar à população e gerar buzz para a qualidade dos seus produtos.
Através do portal Tada Yasai, os agricultores disponibilizam vegetais e frutos frescos gratuitamente – entre 30 a 40 porções por agricultor – bastando aos interessados a inscrição online e o pagamento dos custos de transporte.
Segundo a WeFind, o objectivo é “atribuir uma função aos restos da produção, isto é, aos vegetais considerados imperfeitos pelos retalhistas”.
À medida que dão a conhecer os seus produtos, gratuitamente, aos consumidores – e a evitar deitá-los fora -, os agricultores podem não só expor a sua marca e informações de contacto, mas também comercializar outros produtos, a preços normalmente menores que os encontrados num qualquer supermercado.
Agora, resta saber se a estratégia de distribuir gratuitamente vegetais como forma de gerar notoriedade para a sua marca tem impacto nas vendas do próprio agricultor.
Conheça aqui o portal dos agricultores japoneses (mas atenção, não está traduzido para inglês…). Por curiosidade, Tada Yasai siginifica … vegetais gratuitos. Mais transparente o portal não poderia ser.