Japão vai propor Monte Fuji para Património da Humanidade



O Governo japonês vai solicitar à Unesco o reconhecimento do emblemático Monte Fuji como Património Cultural da Humanidade. Caso seja aceite, o Monte Fuji passará a ser Património Cultural da Humanidade em 2013.

O Monte Fuji é um dos vulcões mais altos do mundo e o ponto mais elevado do arquipélago japonês, com 3.776 metros de altura. Como tal, é considerado sagrado pelos japoneses, que sobem até ao seu topo no Verão, a única altura em que tal é possível, devido à falta de neve.

De acordo com a agência de notícias japonesa, a Kyodo, o Governo japonês tem agora de enviar o pedido, até Fevereiro de 2012, à Unesco. Japão vai ainda inscrever como Património da Humanidade a histórica localidade de Kamakura, que abriga vários templos e uma gigantesca estátua de Buda em bronze.

O Japão, que tem já 12 lugares registados como Património Cultural da Humanidade, tentou o reconhecimento do Monte Fuji em 2007, mas não foi bem sucedido

Adormecido há mais de três séculos, o vulcão situa-se a 100 km de Tóquio e domina a paisagem da ilha de Honshu, a maior do Japão.

Há actualmente 936 locais que são Património da Humanidade, distribuídos por África (com 82), países árabes (79), Ásia/Pacífico (205), Europa e América do Norte (452) e América Latina/Caribe (127).

Portugal tem 14 locais Património da Humanidade (consulte-os aqui), o Brasil tem 18 (aqui) e Cabo Verde e Moçambique têm um cada.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...