JCDecaux Portugal obtém certificado Carbono Zero® pelo terceiro ano consecutivo

A JCDecaux, líder mundial em publicidade exterior, acaba de renovar o Estatuto de Carbono Zero®, em todas as delegações da empresa em território nacional, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, esta certificação “está alinhada com a estratégia climática da JCDecaux, que visa reduzir a sua pegada de carbono em toda a sua cadeia de valor, medindo as suas emissões de gases com efeito de estufa e reduzindo-as, contribuindo para o desenvolvimento de projetos qualitativos destinados a reduzir e a capturar emissões de carbono para além da sua cadeia de valor”. No âmbito desta certificação, em 2024, o investimento da JCDecaux Portugal em projetos florestais nacionais equivaleu a 636 toneladas de CO2e.
A renovação deste Certificado foi possível através de parcerias com a Ponto Verde Serviços e outras entidades florestais nacionais, como a Terraprima – Sociedade Agrícola, um projeto através do qual a JCDecaux Portugal apoia ativamente a regeneração natural de áreas florestais com espécies autóctones como o carvalhal-negral e o pinheiro-bravo, no distrito de Castelo Branco, promovendo a biodiversidade e a sustentabilidade dos ecossistemas locais.
“A renovação do Estatuto Carbono Zero® é um marco importante para a JCDecaux Portugal que reafirma a sua dedicação a uma atuação ambientalmente responsável. Num contexto em que a sustentabilidade deve ser uma prioridade transversal, é com orgulho que continuamos a liderar pelo exemplo, contribuindo ativamente para um futuro mais equilibrado e consciente.” — afirma Philippe Infante, Diretor-Geral da JCDecaux Portugal
Para a JCDecaux, este compromisso vai além da contribuição para reduzir as suas emissões de carbono e, por esse motivo, a empresa tem vindo a implementar várias práticas e tecnologias sustentáveis.
Destacam-se a utilização de eletricidade 100% proveniente de fontes renováveis, a substituição generalizada da iluminação por tecnologia LED, o desligamento noturno dos equipamentos digitais (sempre que não interfira com a experiência dos cidadãos), e a aposta na renovação do mobiliário urbano com soluções de menor impacto ambiental, cuja utilização pode reduzir até 72% as emissões de gases com efeito de estufa. Adicionalmente, a JCDecaux está a reforçar o uso de água pluvial na lavagem do mobiliário urbano, promovendo um consumo mais responsável e sustentável dos recursos hídricos.
Em linha com o Acordo de Paris, o Grupo JCDecaux mantém-se firme relativamente ao seu objetivo de alcançar o Carbono Net Zero até 2050 (âmbitos 1, 2 e 3), através de uma estratégia baseada em medir, reduzir e contribuir. Até ao momento, o Grupo já conseguiu reduzir as suas emissões globais em 28,3% desde 2019 e visa uma redução total de 90% até 2050. Esta estratégia inclui investimentos em soluções de descarbonização e inovação que beneficiam não só a organização, mas também a sociedade em geral.