Jovens portugueses são os que compram mais veículos novos na Europa



Apesar da crise, os portugueses com menos de 30 anos foram os que mais automóveis novos compraram, na Europa, quando comparados os dados com outros sete países: Alemanha, Bélgica, França, Espanha, Itália, Polónia e Reino Unido.

De acordo com o Menos Um Carro, um em cada cinco automóveis vendidos em Portugal, em 2009, foi adquirido por alguém com menos de 30 anos. Assim, enquanto 20% dos veículos novos vendidos em Portugal foram adquiridos por menores de 30 anos, na média dos países europeus avaliados pelo estudo esta percentagem fica-se pelos 11%.

O estudo, que foi desenvolvido pela Cetelem e analisou a relação dos jovens com o mercado automóvel, alerta ainda para o facto de a idade média de um comprador de automóveis, em Portugal, ser inferior à média europeia – 43,2 anos contra os 50 anos.

Apesar da maioria dos condutores abaixo dos 30 anos ter um carro em segunda mão (68%), a verdade é que esta é uma das mais baixas percentagens na Europa, uma vez que a média global se situa nos 83%.

O estudo avança ainda que, para reduzir os custos de manutenção, os jovens português são os que mais procuram poupar na escolha de combustíveis e reparação, em detrimento, por exemplo, da utilização de transportes públicos ou outro tipo de mobilidade, como andar de bicicleta ou a pé.

São também os que menos partilham o carro com outras pessoas para cortar nos custos – apenas 16% o faz, contra 30% da média europeia – sendo por isso, juntamente com os polacos, os que uma maior paixão pela condução – e pelo seu carro – evidenciam.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...