Língua-da-sogra, a planta perfeita para ter no quarto
São muitos os nomes conhecidos para esta planta, desde espada-de-são-jorge, espada-de-santa-bárbara, língua-de-sogra, planta-cobra ou rabo-de-lagarto, a Sansevieria trifasciata é conhecida pela sua capacidade de purificar o ar.
Esta planta pode cuidar da qualidade do ar interno, absorvendo compostos orgânicos como benzeno, formaldeído, tricloroetileno, xileno e tolueno. Também liberta oxigénio à noite, o que a torna a planta perfeita para os quartos.
A Sansevieria trifasciata é mais conhecida como língua-da-sogra devido à sua característica de ser uma planta resistente e tóxica caso seja ingerida.
Também é conhecida como “cânhamo das cordas de arco” devido à capacidade de fazer cordas de arco a partir da fibra de suas folhas.
Biologicamente é conhecida como Sansevieria trifasciata, e é assim que a vamos tratar neste artigo.
A Sansevieria trifasciata é uma planta herbácea, sempre-verde e tóxica, originária da África e da Ásia. É utilizada principalmente como planta ornamental, visto que prospera bem em vasos pequenos.
Num espaço pequeno, os seus rizomas estão lotados e isso permite que ela cresça mais rapidamente. É bem conhecida pela sua capacidade de purificar o ar, convertendo substâncias nocivas em substâncias inofensivas.
A Sansevieria trifasciata reproduz-se por estruturas subterrâneas conhecidas como rizomas. As plântulas crescem a partir dos rizomas e são separadas da planta principal para se desenvolverem independentemente e se tornarem plantas maduras.
Embora a Sansevieria trifasciata seja resistente, também requer alguns cuidados. Com manutenção ocasional, pode ter uma vida útil longa.
Escolher uma Sansevieria trifasciata para levar para casa
Ao comprar Sansevieria trifasciata, selecione uma que tenha folhas verde-escuras; folhas muito pálidas indicam que a planta já pode estar doente. Verifique se a sua planta precisa ser re-plantada e escolha um vaso de terracota ou material poroso que permita uma boa drenagem.
Solo para Sansevieria trifasciata
As Sansevieria trifasciata prosperam melhor com uma mistura de solo de drenagem livre, porque são facilmente propensas a apodrecer. Uma mistura de envasamento sem solo é melhor para garantir uma drenagem adequada.
Água, luz e alimentos
Estas plantas não precisam de grandes cuidados, mas não se esqueça delas.
Deixe o solo secar entre as regas e tome cuidado especial para não exagerar no inverno. Tente evitar molhar as folhas ao regar. Coloque as suas plantas sob luz indireta (embora sejam tolerantes a uma variedade de condições de luz) e fertilize durante a estação de crescimento com um substrato comum.
Propagação de Sansevieria trifasciata
Estas plantas produzem rizomas e são facilmente divididas. Embora possa ser feito a qualquer momento, a primavera é melhor. As suas plantas recém-propagadas também crescerão mais rapidamente se plantadas durante a primavera.
Toxicidade
Segundo a ASPCA, esta planta é tóxica para cães e gatos. Mastigar ou ingerir pode resultar em vómitos e diarreia.