L’Oréal vai imprimir pele humana em 3D para testar cosméticos



A multinacional francesa L’Oréal prepara-se para imprimir pele humana a três dimensões, uma alternativa aos testes em animais que a empresa espera automatizar nos próximos cinco anos. De acordo com o El País, a gigante dos cosméticos vai começar a realizar impressões de 3D de tecidos humanos imediatamente, depois de se ter associado, no início do mês, à startup norte-americana Organovo, especializada na impressão de componentes orgânicos.

A ideia é fazer impressões em 3D de tecidos vivos que possam depois ser utilizados para provar a eficácia dos produtos da marca, em vez dos habituais testes em animais. A L’Oréal pretende simplificar e automatizar a produção de pele num espaço de cinco anos, sendo que a investigação para o projecto terá lugar nos laboratórios da Organovo, em San Diego, e no novo centro de pesquisa da empresa de cosméticos, também na Califórnia.

Segundo um comunicado da L’Oréal, esta será a primeira aplicação da tecnologia em questão na indústria da beleza. Na verdade, desde que a União Europeia (UE) baniu os testes em animais, em 2013, que a criação de pele em laboratório se tornou numa necessidade crescente no universo dos cosméticos. Agora, as impressões em 3D podem render maiores quantidades de pele à L’Oréal.

Desde os anos 80 que a L’Oréal prepara esta incursão nas amostras de pele. O processo actual é feito à mão por 60 cientistas, que trabalham em Lyon, França, com instalações próprias do tamanho de três piscinas olímpicas. Ali cultivam-se mais de 10 mil amostras de pele por ano.

Foto: Courtney Rhodes / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...