Madeira: Helicóptero lança sementes sobre áreas ardidas
Um helicóptero Merlin, da Força Aérea Portuguesa, vai pulverizar cerca de dois mil hectares do maciço montanhoso central da ilha da Madeira com 380 quilos de sementes de 19 espécies da floresta endémica, com o objectivo de reflorestar as áreas ardidas naquela região.
Os incêndios no passado Verão consumiram uma área de 8.500 hectares de mancha florestal e, posteriormente, foi lançada uma campanha de sensibilização ambiental, tendo sido recolhidos, por 350 voluntários, 940 quilos de sementes em locais estratégicos da ilha. As sementes que serão agora lançadas, através de uma técnica de reflorestação inédita, foram seleccionadas entre aquelas que foram reunidas na iniciativa.
A área escolhida é um local praticamente inacessível da cordilheira central da ilha da Madeira, entre os Picos Ruivo, Areeiro e Encumeada, e, de acordo com o secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Manuel António Correia, prevê-se que a cobertura arbórea se torne “ainda melhor do que antes dos incêndios” de Agosto, uma vez que esta altura do ano é propícia à sementeira (fixação no solo e germinação).
Os incêndios do último Verão devastaram uma grande área da floresta madeirense, incluindo o Parque Ecológico do Funchal, que ficou praticamente destruído. Foi desencadeada com urgência uma ação de limpeza e reflorestação em larga escala devido à sua importância para a segurança da cidade, avançou a TVI24, citando a agência Lusa.