Maior dinossauro de quatro asas descoberto na China (com FOTOS)
Pesava apenas quatro quilos e tinha apenas 129 centímetros mas, ainda assim, o changyuraptor yangi já é o maior dinossauro de quatro asas descoberto no mundo – mais precisamente na China.
O c. yangi, como também é conhecido, poderia ter pouco de intimidador, ser inclusive pouco elegante – parece que alguém colocou umas penas num lagarto – mas este fóssil com 125 milhões de anos pode dar-nos algumas luzes sobre a evolução do vôo, de acordo com um relatório publicado no Nature Communications.
Segundo o estudo, este animal utilizava as suas asas dianteiras para controlar o vôo, deixando-as abrandarem quando se preparava para aterrar. Ainda que dinossauros com penas tenham vindo a aparecer em vários locais desde 1996, este é o maior animal do género já descoberto, de acordo com Alan Turner, da Stony Brook University e responsável pelo estudo.
Os investigadores assumem que este pequeno corpo era ideal para voar, mas o c. yangi não deixa de ser quatro vezes mais pesado que os seus primos.
Esta espécie, descoberta na província chinesa de Liaoning, era comedora de carne – mas não viciada neste prato. Um dos seus estudiosos afirma que era uma espécie de “peru com uma cauda mesmo grande”. Veja se concorda.
[nggallery id=735 template=greensavers]