Maior linha ferroviária de alta velocidade do mundo abriu ontem na China
Abriu ontem oficialmente a maior linha ferroviária de alta velocidade do mundo, uma estrutura de 2.298 quilómetros que liga Pequim, no norte da China, a Guangzhou, no sul do país. A nova linha reduz em 12 horas o tempo de viagem entre estas duas megacidades, podendo os comboios circular calmamente a 300 km/h.
A viagem inclui paragens em Shijiazhuang, Wuhan e Changsha. De acordo com o ministro da Ferrovia da China, citado pela agência de notícias Xinhua News, serão feitas 150 viagens, para cada lado, por dia. Uma logística impressionante e que, espera-se, retire milhares de carros das estradas chinesas.
A construção da nova linha não foi pacífica. Em Julho de 2011, um teste acabou em tragédia, quando dois comboios colidiram. Mais recentemente, parte da linha colapsou devido às fortes chuvas.
Este é o primeiro dos projectos ferroviários de grande escala promovidos pelo Governo chinês. Em 2020, o país ficará ligado com quatro grandes linhas, que ligarão todos os pontos do país em poucas horas.