Maior parque eólico offshore dos EUA aprovado na Virgínia



A Virgínia aprovou o maior parque eólico offshore dos EUA, apesar das preocupações com os custos. Os reguladores estatais aprovaram o plano Dominion Energy de 2,6 GW após uma suspensão no Verão passado causada por garantias de desempenho “impraticáveis”.

Qual a quantidade de energia eólica que os EUA têm atualmente?

A energia eólica é a maior fonte de produção de eletricidade renovável nos EUA, de acordo com a CleanPower.org. Os EUA fazem 10,2% da eletricidade do país a partir de energia eólica sustentável, e esse número está a crescer rapidamente, explica o “Inhabitat”.

Segundo a mesma fonte, a Comissão da Corporação Estatal (SCC) aprovou o projeto eólico offshore da Dominion Energy no valor de 9,8 mil milhões de dólares da Virginia Coastal Offshore Wind. As objeções surgiram porque as previsões preveem problemas com o estado que permite esta modernização da central eólica: o novo parque eólico é “provavelmente o projeto mais caro a ser levado a cabo por qualquer central eólica regulamentada nos EUA”.

Será isso um problema numa altura em que os serviços públicos estão a tentar mudar rapidamente para energias renováveis mais limpas para evitar os piores efeitos das alterações climáticas? Não necessariamente, mas o projeto foi aprovado apesar dos reguladores, tendo também sido observado que a eletricidade que o projeto irá gerar “estará entre as fontes de energia mais caras”. Isto pode mudar com o tempo à medida que as energias renováveis se tornam mais eficientes e acessíveis, mas é um desafio para um Estado sem muito orçamento em excesso para atualizar a rede.

Porque é que o parque eólico da Virgínia é tão caro

Dominion Energy descreveu a nova central eólica offshore da Virginia como “apenas o segundo projeto eólico offshore no país e o primeiro de uma companhia de eletricidade”. O novo parque eólico fornecerá energia sem carbono a cerca de 660.000 clientes no pico de produção.

O parque eólico CVOW começa a 27 quilómetros ao largo da costa da Virgínia, o que o mantém fora da vista dos visitantes e residentes costeiros, ao mesmo tempo que maximiza os fortes ventos ao largo da costa sem interrupção no Atlântico. O projeto será construído até 2026 e ajudará a evitar milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono anualmente. Sim, anualmente. A razão pela qual o Estado aprovou o projeto de preço é que ajuda o governo a atingir emissões líquidas zero de carbono e metano até 2050.

Atualmente, apenas duas turbinas eólicas estão em funcionamento em águas federais dos EUA, mas mesmo este pequeno conjunto evita 25.000 toneladas de emissões de dióxido de carbono anualmente. O projeto CVOW tem como objetivo fornecer energia limpa, fiável e acessível e fazer a diferença em matéria de alterações climáticas. É apenas a parte da viabilidade económica que leva tempo.

A partir de 2020, existiam 3,184 milhões de lares na Virgínia, o que significa que este projeto poderia substituir até 15% da energia necessária no Estado para uso doméstico. Não é um número reduzido para um projeto de utilidade pública, o que indica que a substituição de carvão sujo e gás natural por apenas mais cinco parques eólicos ou um equivalente solar poderia colocar o estado da Virgínia no caminho para a energia completamente renovável para a rede. Isto é caro, mas completamente viável, especialmente porque o custo dos parques eólicos e o desenvolvimento da tecnologia diminui com o tempo, com mais investimento e progresso.

A energia limpa visa a criação de empregos

Dominion Energy diz que o projeto CVOW irá fornecer até 8,8 milhões de megawatts por ano de energia limpa, o que equivale a plantar mais de 80 milhões de árvores. O objetivo declarado da empresa de serviços públicos é construir um futuro energético sustentável com um plano para atingir emissões líquidas zero de carbono e metano em 15 estados com manutenção até 2050.

Como irá isso funcionar para os clientes dos serviços de utilidade pública?

“Ao investir em energia sustentável, a nossa empresa está a criar novos caminhos para empregos bem pagos”, Dominion acrescentou “Uma análise de impacto económico pela Hampton Roads Alliance estima que o impacto de sete anos do projeto ascenderá a cerca de 57 milhões de dólares em salários e benefícios e 143 milhões de dólares em produção económica, gerando 5 milhões de dólares em receitas fiscais estatais e locais”.

Resume-se aos preços da energia para determinar se os residentes da Virgínia podem pagar o novo parque eólico, mas no contexto da mudança climática, é evidente que não podem dar-se ao luxo de não o fazer. O Departamento de Energia dos EUA relata que o custo médio da energia eólica está a baixar.

Os empregos domésticos relacionados com o vento aumentaram para um número recorde em 2021, diz o DOE, com mais de 120.000 americanos a trabalhar atualmente na indústria eólica. A impulsionar o crescimento do emprego estão os 13.413 megawatts (MW) de nova capacidade eólica à escala de utilização em 2021, largamente atribuídos a uma melhoria significativa no custo e desempenho das tecnologias eólicas, juntamente com políticas de apoio a nível federal e estatal. Estas adições elevam a capacidade dos EUA para 135.886 MW, ou energia suficiente para alimentar 39 milhões de lares americanos por ano, ou quase 30% dos atuais 131 milhões de lares que a Statistica diz estarem nos EUA.

As turbinas eólicas continuam a aumentar de potência. A DOE diz que a capacidade média de uma nova turbina eólica é de três MW, o que representa um aumento de 9% em relação a 2020. Os preços médios das turbinas eólicas foram de 800 a 950 dólares por kW em 2021, o que fez com que o custo instalado de um projeto eólico médio em 2021 fosse de cerca de 1.500 dólares/kW, o que representa uma redução de mais de 40% desde 2010. Isto significa que a energia pode ser cada vez mais produzida a custos mais baixos, fazendo baixar o custo médio nivelado da energia para a energia eólica à escala de utilização para $32/MWh em 2021.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...