Maré vermelha está a devastar o noroeste do Golfo do México (com FOTOS)



Uma maré vermelha está a invadir e a ameaçar o sudoeste da Flórida, provocando a morte de tartarugas vermelhas, tubarões e peixes, ao mesmo tempo que ameaça a economia da região. A maré vermelha é causada por uma aglomeração de algas dinoglageladas tóxicas da espécie Karenia brevis.

Normalmente, existem aglomerações anuais deste tipo de alga nas costas da Flórida, já que o organismo é comum nas águas do Golfo do México. Porém, a deste ano está a atingir proporções devastadoras e a prejudicar a vida marinha, a pesca e o turismo. Actualmente, a maré vermelha estende-se por cerca de 96,5 km de largura por 160 km de comprimento ao largo da costa, começando na cidade de S. Petersburgo até ao início do Panhandle da Flórida.

A maré vermelha mata peixes, manatins e outras formas de vida marinha ao libertar uma toxina que paralisa o sistema nervoso central dos animais. As algas tóxicas que também invadem as praias podem ser perigosas para os humanos, já que as toxinas espalhadas pelo vento ou pelas ondas podem ser inaladas, sendo especialmente perigosas para pessoas com doenças respiratórias.

Em 2005, uma maré vermelha semelhante matou recifes, contaminou praias e causou milhões em prejuízos. A maré vermelha do último ano matou cerca de 276 manatins, pois as toxinas infectaram o alimento desta espécie fortemente ameaçada. “Esta maré vermelha vai causar muito provavelmente danos consideráveis às reservas de peixe locais e à economia turística durante os próximos meses”, afirma Heyward Mathews, professor emérito de oceanografia da Universidade de S. Petersburg, na Flórida, cita o Inhabitat.

As marés vermelhas tóxicas não podem se travadas, mas a sua previsão ajudaria os pescadores, turismo e vida marinha. Contudo, prever o grau de severidade de uma maré vermelha é difícil e a maior parte de informação provém de imagens de satélite, que muitas vezes são obscurecidas pelas nuvens.

[nggallery id=974 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...