Marques Soares reforça reflorestação da Mata Nacional do Bussaco com plantio de 372 árvores



Depois de uma campanha evocativa do Dia Mundial da Terra, os Armazéns Marques Soares, marca nacional de comércio tradicional (com lojas em Porto, Braga, Penafiel, Vila Real, Aveiro, Santarém, Évora e Beja, e cerca de 250 colaboradores), promoverá no próximo outono o plantio de 372 árvores na Mata Nacional do Bussaco, informou em comunicado.

Segundo a mesma fonte, “trata-se de um contributo importante para o reforço da reflorestação de uma das matas nacionais mais ricas em património natural, arquitetónico e cultural, e que em 2022 atraiu cerca de 500 mil visitantes – o maior número de sempre”.

“Caberá à associação Plantar uma Árvore lançar à terra os exemplares, que resultam de uma iniciativa de três dias da Marques Soares, que havia definido que por cada compra realizada nas superfícies comerciais da marca a empresa promoveria o plantio de uma árvore”, acrescenta o comunicado.

A mesma fonte diz ainda que, “na sequência do esforço”, a Marques Soares recebeu um Certificado de Promoção Florestal da associação Plantar uma Árvore, pelo desenvolvimento da iniciativa de conservação e promoção da floresta nativa e de sustentabilidade da biodiversidade das espécies autóctones da Mata Nacional do Bussaco.

“Foi um gesto simples, mas de que nos orgulhamos, pois é muito pragmático e com um real impacto num ativo natural do País.  Todas as iniciativas não são demais para cuidar do nosso planeta, bem como do bem-estar e qualidade de vida das futuras gerações. Agradecemos a todos quantos connosco colaboraram na ação. Da qual partilharemos o registo da plantação, quando ela acontecer, daqui a alguns meses”, referiu Elisabete Neves, responsável de marketing da Marques Soares.

Localizada no extremo noroeste da serra que lhe empresta o nome, a Mata do Bussaco, Monumento Nacional desde 2018, localiza-se no concelho da Mealhada, a 548 metros de altitude, num posicionamento que favorece um microclima muito particular, feito de temperaturas amenas, elevada precipitação e frequentes nevoeiros matinais – caraterísticas que favorecem uma elevada biodiversidade.

Dividida em quatro unidades de paisagem – Arboreto, Jardins e Vale dos Fetos, Floresta Relíquia e Pinhal do Marquês -, a Mata do Bussaco estende-se por 105 hectares.

Oficializada a 25 de abril de 2012, a associação Plantar Uma Árvore pauta a sua atividade pela valorização do património natural, sustentabilidade ecológica e na promoção da consciência ambiental e da responsabilidade social. Desenvolve e implementa programas de voluntariado, de curta e longa duração, para a recuperação de áreas ecologicamente degradadas, através da restituição de bosques nativos e das espécies autóctones, através de iniciativas que envolvem a sociedade.

No seu raio de ação, a associação privilegia plantações biodiversas para potenciar a taxa de sobrevivência, a biodiversidade e a resiliência aos fogos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...