McDonald’s vai deixar de usar copos de plástico até ao final do ano
Nos últimos anos, e passinho a passinho, a indústria da fast food tem vindo a implementar algumas mudanças numa tentativa de tornar as suas práticas diárias mais ecológicas. A McDonalds, maior cadeia de fast food do mundo, dá agora um passo de gigante ao anunciar que até ao final do ano vai banir o uso de copos de plástico em esferovite dos seus restaurantes.
A novidade está a ser avançada pela própria McDonalds no seu site, ao declarar que até ao final de 2018 quer dizer adeus ao uso de copos de plástico feitos em poliestireno, uma resina do grupo dos termoplásticos, conhecida pela sua flexibilidade e imensa dificuldade para reciclar.
A gigante cadeia alimentar terá ainda um longo caminho a percorrer, já que o uso dos copos em plástico representa uns meros 2% do total da utilização de materiais não sustentáveis, num gasto de milhões de dólares anuais.
A novidade está a ser bem-recebida por associações de defesa ambientais, caso da As You Sow, que acredita que esta decisão “envia uma mensagem global e isso tem bastante valor”. Uma decisão movida também por interesses económicos, já que estudos recentes mostram que há uma crescente preocupação dos jovens adultos com as questões ambientais e uma maior proximidade às marcas que respeitam e implementam atitudes ecológicas.
Uma boa noticia, dada a importância mundial desta cadeia alimentar e, quem sabe, talvez um exemplo a seguir por outros restaurantes rumo a um mundo mais sustentável.
Foto: via Creative Commons