Melgaço convida comunidade a conhecer plantas medicinais de Castro Laboreiro
Uma caminhada pela biodiversidade de Castro Laboreiro, com recolha de amostras de plantas medicinais para a criação de um herbário, é a proposta do Município de Melgaço para a 6ª edição do projeto “Castros de Leitura”, este ano sob a temática “Herbário com história”, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, promovida pelo polo da Biblioteca Municipal daquela vila castreja, a ação decorrerá no próximo dia 1 de junho, pelas 09h30, e é de participação gratuita. Esta iniciativa será orientada por Ângela Ribeiro, bióloga e mestre em Biodiversidade e Recursos Genéticos (Universidade do Porto) e doutora em Biologia Evolutiva (Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul). Atualmente, é investigadora no NUTRIR-CISAS, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, onde lidera o projeto “Dormente: Diversidade etnobotânica nas comunidades rurais do PNPG”. A ação contará ainda com a participação da comunidade castreja, que explicará aos participantes da atividade quais as aplicações das plantas medicinais.
A atividade proporcionará a todos os participantes a oportunidade de conhecer as diferentes espécies existentes na região, com foco na criação de um herbário. Seguindo um método de prensagem e desidratação de amostras, a designada herborização, será possível que estas sejam guardadas e estudadas posteriormente.
O objetivo é sensibilizar para a valorização da biodiversidade de Castro Laboreiro e, em simultâneo, promover os recursos turísticos, as paisagens e o património cultural do concelho de Melgaço.
Saiba-se que o projeto “Castros de leitura” tem como propósito desenvolver naquela biblioteca e na aldeia diversas atividades, de forma a deslocar a sociedade e visitantes para a localidade de Castro Laboreiro, sensibilizando-os para a importância do património e da cultura castreja e, ao mesmo tempo, incentivar a participação da comunidade local.
A atividade terá como ponto de encontro a Biblioteca de Castro Laboreiro, pelas 09h30. As inscrições são gratuitas, porém obrigatórias, uma vez que a ação é limitada a 25 pessoas, e deverão ser feitas através do e-mail bibliotecamunicipal@cm-melgaco.pt, até dia 29 de maio.