Mercearia é transformada num ponto de encontro comunitário
Na Holanda, De Zwarte Hond foi encarregue pelo promotor imobiliário MWPO de criar um edifício central para um bairro que serviria como mercearia, bem como um ponto de encontro comunitário. O SuperHub Meerstad foi inaugurado em novembro de 2022 com a esperança de ligar Groningen. O edifício resultante apresenta uma fachada de vidro deslumbrante com uma saliência de madeira em relevo e um local acolhedor para reuniões, avança o “Inhabitat”.
Segundo a mesma fonte, Meerstad é um bairro em crescimento de Groningen que é conhecido por espaço aberto, vegetação e um lago recreativo chamado Woldmeer. À volta do lago, um bairro com 5.000 novas casas será construído nas próximas décadas. Os designers do Superhub Meerstad quiseram criar uma mercearia e um centro comunitário para servir este novo bairro. A qualidade de vida e a sustentabilidade inspiraram o design deste centro comunitário.
A ideia era criar um moderno salão de mercado. Além disso, o SuperHub é aberto e transparente para torná-lo mais acolhedor. Os suportes para a estrutura foram feitos de colunas e vigas de madeira laminada em forma de cruz. O efeito é como uma sala de concertos ou uma catedral, com arcos elevados feitos de colunas de madeira reunidas num teto alto de nove metros.
Além disso, este grande espaço foi concebido para ser flexível para outras utilizações no futuro. A grande saliência estende-se por dezasseis pés (cinco metros) no exterior, abrigando as janelas do sol. Entretanto, as formas cruzadas oferecem uma estabilidade extra para o edifício, para evitar infraestruturas extra de corta-vento. A madeira também reduz o impacto climático da estrutura sobre o cimento e outros materiais de construção, enquanto cria um espaço mais quente.
O SuperHub contém mercearias e um café. Contudo, poderia ser convertido num museu, centro comunitário, ou mesmo habitação residencial. Os designers dizem que esta flexibilidade foi intencional para garantir que o edifício não seria demolido e criaria resíduos extra no futuro. Chamam-lhe o centro comunitário à prova de futuro que pode crescer com Meerstad.
O telhado do SuperHub tem espaço para painéis solares e plantios que podem aumentar a biodiversidade. Por sua vez, irá criar casas para polinizadores. Sistemas embutidos de tratamento de ar e armazenamento de calor e frio no solo reduzem a utilização de energia enquanto equilibram o clima interior. O edifício foi também construído para resistir a terramotos comuns à região. Por conseguinte, poderá servir um propósito adicional no futuro como centro de recursos comunitários no caso de uma catástrofe natural.
A loja dentro do SuperHub foi criada como um local agradável para fazer compras e encontrar-se com os amigos para criar uma alternativa apelativa à entrega de mercearias. À medida que a vizinhança cresce, o tempo dirá como o SuperHub evolui para satisfazer as necessidades da comunidade, mas foi certamente concebido para o fazer.