Milhares de morsas dão à costa no Alaska (com FOTOS)
Milhares de focas do Pacífico chegaram à costa noroeste do Alaska na semana passada. Os animais foram forçados a vir para terra devido às alterações climáticas, uma vez que eles têm de encontrar um local para descansar.
Há alguns anos que esta migração acontece, à medida que o aquecimento global continua a provocar o derretimento do gelo do Ártico, no qual as morsas nadam para encontrar alimentos para as suas crias – no entanto, isto força-as a ir para terra, uma vez que não podem passar 24 horas a nadar.
As primeiras focas foram vistas no mar Chuckchi em 2007. Regressaram em 2009 e 2011, trazendo, neste último ano, uma comunidade de cerca de 30.000 de animais para Point Lay. No ano passado, a comunidade aumentou para 35.000.
A chegada das morsas a Point Lay é vista como um fenómeno duplamente negativo pela comunidade científica, avança o Mail Online. Por um lado, o animal é um dos que mais directamente é afectado pelas alterações climáticas; por outro, a curiosidade que elas provocam nos humanos levou a que, em 2009, 130 tivessem morrido a tentar fugir das pessoas – para além dos ursos polares, as pessoas podem ser responsáveis por actos de pânico por parte das morsas.
[nggallery id=2175 template=greensavers]