Nações Unidas: foram recuperadas 160 milhões de hectares de terra a nível global
A UN Environment disponibilizou recentemente um relatório com uma mensagem positiva: há quase 50 países empenhados em recuperar a sua paisagem natural, numa área o equivalente à Índia.
O relatório intitulado “Restoring forests and landscapes, the key to sustainable future” dá a conhecer os resultados de uma investigação a longo prazo sobre floresta e restauro de paisagens. A mensagem é positiva e mostra que é possível restaurar terra que ficou infértil.
Num comunicado, a UN Environment dá ainda a conhecer o facto de quase 50 países se terem comprometido em restaurar mais de 160 milhões de hectares de terra, ou o equivalente ao subcontinente Indiano, através da maior iniciativa global de restauro de terras e ecossistemas: o Bonn Challenge.
“É claro que existe um movimento crescente no sentido de restaurar paisagens”, disse Erik Solheim, chefe da UN Environment. “Todas as nossas organizações internacionais parceiras a trabalhar em campo concordam que estamos na altura certa para aumentar este trabalho. Existe um claro potencial para restaurar 350 milhões de hectares de terra degradada até 2030, algo que seria ótimo para a luta contra as mudanças climáticas, perda de biodiversidade e pobreza. É essencial que mobilizemos e aproveitemos esta oportunidade.”
Impulsionado pela dinâmica gerada pelo Bonn Challenge e com o objetivo de, em última análise, restaurar mais de 2 mil milhões de hectares de terras degradadas em todo o mundo, o governo de El Salvador, apoiado pela UN Environment, propôs declarar os próximos dez anos como a “Década para Restauração de Ecossistemas”, dedicada à promoção da reabilitação de terras degradadas, danificadas e destruídas.
“A restauração da floresta e da paisagem é claramente uma ideia cuja hora chegou. Depois de testar a abordagem com sucesso em mais de 50 países, estamos agora prontos para aumentar a escala. Um movimento global de restauração de ecossistemas é a nossa melhor esperança para limitar as mudanças climáticas, criar empregos verdes e melhorar a segurança alimentar e hídrica ao mesmo tempo. Estamos prontos para trabalhar com todas as partes interessadas que queiram se juntar a nós nesta jornada “, disse Tim Christophersen, presidente da Global Partnership on Forest and Landscape Restoration (Parceria Global sobre Restauração de Florestas e Paisagismo), uma plataforma de 29 organizações internacionais e governos que publicaram o relatório.