Nova espécie de besouro descoberta em Espanha
Cientistas espanhóis descobriram uma nova espécie de besouro no subsolo da ilha de Gran Canária. Mos últimos anos, o solo desta região espanhola tem revelado muitas espécies desconhecidas dos cientistas. O novo besouro é uma delas.
A investigação que culminou com a descoberta do besouro começou em 2003 na região do Vale de Agaete, uma área que tem dos solos mais antigos da ilha, que data desde o Mioceno, entre 23 e 5 milhões de anos atrás.
A nova espécie foi baptizada com o nome científico de Oromia thoracica e, tal como a restante fauna do subsolo, o besouro tem uma cor acastanhada e um corpo achatado, com um tórax que quase cobre a cabeça – uma característica da adaptação à vida debaixo de terra.
“O primeiro exemplar de Oromia thoracica apenas foi encontrado seis anos depois do início da investigação e foi necessário esperar mais quatro anos até que conseguíssemos capturar outros cinco exemplares da espécie”, disse Heriberto López, investigador principal do estudo à agência SINC.
O novo besouro mede menos de cinco milímetros, mas é maior que as outras espécies do mesmo género (Oromia), nativo das Ilhas Canárias. De acordo com os investigadores, as características morfológicas da nova espécie dissipam quaisquer dúvidas sobre a espécie: é cega e tem uma cor castanha-avermelhada, típica dos insectos do subsolo.