Nova espécie de cobra-lobo descoberta no Camboja
Durante uma década, uma astuta cobra-lobo conseguiu fugir aos cientistas, no Camboja. Essa fuga terminou recentemente, conta a imprensa internacional, com a confirmação da nova espécie, a Lycodon zoosvictoriae.
Descoberta na densa floresta de Cardamom, habitat de milhares de criaturas pouco conhecidas, esta cobra-lobo aproveitou a sua pele castanho clara para passar despercebida aos investigadores.
As cobras-lobo não são venenosas, mas são conhecidas por saberem defender-se ferozmente quando se encontram encurraladas, uma vez que a sua mordida pode causar lesões muito graves.
Esta nova espécie alimenta-se de lagartos e sapos, aproveitando-se da sua forte mordida para os capturar. As cobras do sexo feminino são geralmente maiores que as do masculino, podendo pôr entre quatro a onze ovos. Quando adultas, as cobras-lobo chegam aos 50 centímetros.
“Esta espécie deverá ser endémica das Montanhas Cardamom”, explicou o herpetologista Neang Thy, que descobriu e identificou a nova espécie, a oitava a ser descoberta neste local desde que os zoos de Victoria e Melbourne, na Austrália, e a Fauna and Flora International começaram o trabalho no terreno, em 2000.
Veja 10 fotos de cobras-lobo na nossa galeria (via Wikimedia Commons).
[nggallery id=607 template=greensavers]