O peixe-serra raro que parece ter saído dos tempos pré-históricos
Depois de duas horas de luta, um pescador do sul da Florida e os seus companheiros de pesca capturaram um peixe pouco comum: uma rara espécie de peixe-serra. Conhecido pelo seu focinho em forma de serra, esta espécie de peixe raramente é avistada em estado selvagem.
As sete subespécies conhecidas deste tipo de peixe estão ameaçadas ou severamente ameaçadas, pelo que o seu avistamento é ainda mais raro. Contudo, um exemplar foi pescado por Dustin Richter e os seus amigos durante uma das últimas madrugadas. Por qualquer razão, o grupo fez questão de retirar o animal fora de água para documentar a captura, mas o peixe voltou a ser atirado para as águas de Boynton Beach.
“Apanhar um peixe como este acontece apenas uma vez na vida”, afirmou Richter à ABC News, cita o Huffington Post. “Conseguir ver um peixe assim já é uma sorte, mas conseguir apanhar um é ter ainda mais sorte”, considera o pescador.
Richter estima que o peixe, com cerca de 3,4 metros, pesasse mais de 220 quilos. Segundo a descrição do pescador o peixe ainda não terá atingido o estado adulto na totalidade, uma vez que os dois tipos de peixe-serra encontrados nos Estados Unidos podem crescer mais de seis metros.
Acredita-se que os peixes-serra terão evoluído de uma forma, agora extinta, de tubarões primitivos. Esta espécie de peixe utiliza o focinho em forma de serra para se defender e para desenterrar pequenos peixes e crustáceos do fundo do oceano.
Por explicar ficou, porém, o porquê de tanta luta com o peixe – sobretudo depois dos pescadores terem a noção de que se tratava de uma espécie rara. Veja algumas fotos do peixe-serra.
[nggallery id=592 template=greensavers]
Fotos: Robert Nyman / A.M. Kuchling / Giåm / Lola’s Big Adventure! / SFU Public Affairs and Media Relations / brian.gratwicke / Anodoin