O que considerar quando está a pensar em comprar um automóvel elétrico?
Comprar um automóvel elétrico é uma decisão que nunca deve ser tomada de ânimo leve, desde logo porque vai envolver da sua parte um significativo esforço financeiro. Contudo, não deve ser apenas o fator financeiro a razão para pensar duas e três vezes antes de adquirir um carro.
Apesar de a necessidade de mobilidade exercer uma forte pressão sobre o tempo em que temos de tomar a nossa decisão, é importante que antes de comprar um automóvel elétrico nos façamos as cinco perguntas que vos vamos deixar ao longo deste artigo para que o nosso investimento seja o mais racional possível.
O que devemos considerar quando pretendemos comprar um automóvel elétrico?
• Quantas pessoas vai servir o automóvel elétrico?
Na escolha do carro a comprar, deve entrar, igualmente, o número de pessoas que o carro vai servir. Por exemplo, se precisa do carro para levar os filhos à escola, é importante que escolha um carro familiar.
• O que privilegia num automóvel elétrico?
Dá prioridade à segurança? Ao conforto? À tecnologia? Na escolha do seu automóvel devem estar em cima da mesa a resposta a estas perguntas, já que os modelos que se encontram no mercado trazem definições bastante abrangentes e diferentes, sobretudo no preço, em relação a estes três pontos.
• Onde encontrar financiamento para a compra do automóvel elétrico?
Chegamos, por fim, aquele que é, verdadeiramente, o ponto definidor para a maioria dos consumidores portugueses: o dinheiro com que vamos pagar o carro.
A não ser que seja um carro usado comprado a um particular por meia-dúzia de trocos, a aquisição de um carro novo ou usado vai exigir da sua parte um significativo esforço financeiro.
Por isso, se não tem poupanças ou não quer utilizá-las, a melhor forma de ultrapassar esta questão é procurar um financiamento externo através de um crédito automóvel.
Na prática, um crédito automóvel é uma modalidade do crédito pessoal com finalidade específica que auxilia os portugueses a adquirirem um automóvel novo ou usado com taxas de juro mais competitivas do que um crédito pessoal sem finalidade.
Nota: aquando da contratação de um crédito automóvel, o banco ou a financeira de crédito foi contratada com a reserva de propriedade/hipoteca.
Em termos de montantes e prazos, o crédito automóvel oferece financiamento que vai dos 200 aos 75 mil euros e prazos de reembolso entre 24 e 120 meses, mas estes limites variam se estamos a comprar um carro novo ou um carro usado:
– Automóvel novo: 120 meses (10 anos);
– Automóvel usado: 96 meses (8 anos).
Nota: a soma da idade do automóvel e o prazo de reembolso do financiamento não pode ultrapassar os 156 meses (13 anos).
No mercado de crédito português, existem inúmeras soluções de crédito automóvel e uma das mais competitivas pertence à Credibom, instituição de crédito “Marca 5 Estrelas” em 2023 que nos oferece montantes de financiamento entre os 7500 euros e os 75 mil euros e prazos de reembolso que vão dos 30 aos 120 meses.