“ObservaRia” regressa ao Baixo Vouga Lagunar em Estarreja



A mostra de observação de aves “ObservaRia” está este mês de regresso às paisagens do percurso do projeto BioRia, no Baixo Vouga Lagunar, em Estarreja, após a edição digital durante a pandemia, anunciou o município.

A “ObservaRia – Estarreja Birdwatching Fair” vai decorrer entre os dias 13 e 16, com um programa diversificado de atividades, que inclui ‘talks’ (conversas), ciclo de palestras, ‘workshops’, cinema, saídas de campo e passeios.

O certame vai levar a Estarreja (distrito de Aveiro) Huw James, apresentador, comunicador de ciência e videógrafo do Reino Unido; Terje Kolaas, observador e fotógrafo de aves e guia de natureza, da Noruega; Phoebe Smith, autora e escritora de viagens de aventura do Reino Unido, e o português Mário Cunha, fotógrafo de paisagem.

Estas personalidades foram convidadas pela organização para orientar ‘talks’ no Cine-Teatro e atividades de campo na zona natural de Estarreja.

No regresso ao formato pré-pandemia, o primeiro dia da “Observaria” vai ser dedicado ao público infantil e juvenil, com atividades pedagógicas que, de forma prática e apelativa, dão a conhecer as espécies e animais selvagens, bem como ensinam a respeitar e defender a biodiversidade e a natureza.

Entre as atividades previstas, o destaque vai para a devolução à natureza de um animal selvagem recuperado no Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS).

A sexta-feira, dia 14, é dedicada a um ciclo de palestras que este ano reflete sobre o tema “Sobre[viver] em emergência climática: da ciência à comunidade”, em que uma dezena de especialistas vai repartir-se entre dois painéis de discussão e oito palestras.

O ciclo de palestras é uma ação de curta duração acreditada pelo CFIEMO, para educadores de infância e professores do ensino básico e secundário.

“Com o intuito de dar a conhecer o território e os valores naturais de Estarreja que lhe dão palco, mas de olhos atentos ao património natural do país e do mundo, a ‘ObservaRia’ explora diferentes temáticas como a educação ambiental e comunicação de ciência, a fotografia, vídeo de natureza e vida selvagem, o turismo de natureza e o ‘birdwatching’, entre outras”, descreve a introdução do programa.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...