ONU alerta: gases potenciadores do efeito de estufa em níveis recorde
“A ciência é clara. Sem cortes rápidos nas emissões de CO2 e outros gases potenciadores do efeito de estufa, as mudanças climáticas terão um efeito cada vez mais destrutivo e um impacto irreversível na vida na Terra. Temos muito pouco tempo para atuar”, disse Petteri Taalas, Secretário Geral da Organização Mundial Meteorológica (OMM) da ONU.
O Boletim sobre Gases com Efeito de Estufa da OMM mostra que as concentrações de dióxido de carbono (CO2), metano e óxido nitroso têm vindo a aumentar ao longo dos últimos anos. Além disto, o relatório menciona também o reaparecimento do CFC-11, um potente gás com efeitos de estufa, que também prejudica a camada de ozono.
O relatório indica que desde 1991 houve um aumento de 41% no efeito de estufa que estes vários gases produziram no clima. O CO2 é responsável por 82% deste aumento na última década.
“A última vez que a Terra experienciou concentrações de CO2 deste nível, foi entre três e cinco milhões de anos atrás, quando as temperaturas estavam 2º a 3ºC mais elevadas e o nível do mar era 10 a 20 metros mais elevado”, indicou Taalas.
O relatório da OMM junta-se ao do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) sobre a urgência de parar de emitir CO2 nos próximos anos, se queremos evitar um aumento da temperatura do planeta superior a 1,5ºC.