Peixes-palhaço alimentam ativamente os hospedeiros na natureza



Os peixes-palhaço, são atrações populares nos aquários desde que o filme de animação da Disney “À Procura de Nemo” chegou aos cinemas em 2003. Vivendo simbioticamente com anémonas-do-mar que os protegem dos predadores, os peixes afastam os organismos que mordiscam os seus hospedeiros. Os peixes-das-anémonas  também demonstraram que fornecem aos seus hospedeiros a comida que lhes é dada pelos humanos, mas será que isto acontece na natureza?

Uma equipa da Graduate School of Science da Universidade Metropolitana de Osaka, liderada pelo estudante de doutoramento Yuya Kobayashi e pelo Professor Satoshi Awata, encontrou provas deste comportamento alimentar durante experiências de campo. Viram o peixe-palhaço de Clark a fornecer ativamente comida às anémonas de ponta de bolha, por exemplo, prendendo uma amêijoa que não conseguem comer aos tentáculos dos seus hospedeiros. No caso de alimentos mais pequenos, os peixes saciaram-se primeiro antes de alimentar as anémonas-do-mar.

“Também confirmámos que a alimentação do peixe-palhaço aumenta diretamente a taxa de crescimento das anémonas-do-mar”, afirma o estudante de doutoramento Kobayashi. “Sabe-se que noutras espécies de anémonas, o número de ovos postos aumenta quando os hospedeiros são maiores. Para os peixes-palhaço, que não podem sair da sua anémona-do-mar, a alimentação dos seus hospedeiros é extremamente importante e, em última análise, irá beneficiar-se a si próprios.”

O Professor Awata acrescenta: “Acreditamos que a compreensão correta do comportamento animal não só conduzirá ao desenvolvimento da ecologia, da biologia e de outros campos de investigação, como também fornecerá métodos adequados para a proteção e conservação de animais que estão à beira da extinção”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...