Porque que é que os gatos ronronam?



Uma característica dos gatos é o ronronar, contudo, para algumas pessoas, esta ação pode significar um sinal de alarme. Algumas pessoas acreditam que representa um sintoma de asma sendo que alguns animais são abandonados, devido a este mito.

Para os pequenos felinos, ronronar é um modo de expressão e pode significar relaxamento e felicidade ou dor e solidão.  Segundo especialistas, esta característica tem origem no sistema circulatório, onde é criada uma vibração.

Tal acontece, de forma mais intensa, numa veia larga, localizada no peito do animal. Quando o pequeno felino contrai os músculos, a vibração é intensificada, pelo diafragma. Contudo, existem outras teorias. Uma delas é baseada na vibração das cordas vocais, durante o processo de respiração.

A outra tese afirma que o ronronar é causado pela ressonância dos pulmões.

Os gatos não são os únicos animais que ronronam. Outros felinos, como a jaguatirica e o lince, também são capazes de criar vibração, porém, este tipo de animais mas de grande porte, como tigres e leões, não possuem esta capacidade. É necessário perceber que o ronronar acontece quando o ar é inspirado, diferente do que acontece no rugido, em que o ar é conduzido para o exterior.

Um gato a ronronar tem uma frequência entre os 22 e os 30 hertz, só sendo, por isso, audível a curtas distâncias.

Como já foi referido, o ronronar dos gatos está associado ao seu comportamento emocional, embora não seja percetível a diferença entre um animal que ronrona de satisfação e felicidade ou entre um animal que ronrona por estar ansioso ou a viver outra situação desagradável.

Um gato bebé ronrona quando está perto da progenitora, especialmente no período da amamentação.

Esta capacidade funciona, assim, como um modo de comunicação entre o gato e o seu dono ou entre os próprios felinos. Por outras palavras, um gato a ronronar pretende transmitir o que sente ou o que pretende, funcionando assim como um sentido de sobrevivência. Neste sentido, cabe ao homem identificar os sinais, que lhe permitem perceber o significado, do ronronar, do pequeno felino. Assim, se um cão comunica pelo ladrar e rosnar, um gato transmite emoções pelo ronronar.

Quando em comunidade, um gato pode confortar outro, que tenha passado por uma experiência stressante, através do ronronar. Por outro lado, um gato solitário e assustado pode ronronar para demonstrar submissão, entre a sua espécie (e portante que não representa um perigo), com o objetivo de interagir com outros felinos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...