Portugal dispõe de €130 milhões para novas tecnologias ligadas às energias renováveis
Portugal terá €130 milhões disponíveis para estudar e testar novas tecnologias destinadas à produção de novas energias renováveis, anunciou ontem em Peniche o ministro do Ambiente e Energia, Jorge Moreira da Silva.
O investimento virá de novos fundos comunitários que vão estar disponíveis, em breve, para Portugal. “Chegámos a um ponto em que o investimento deve ser canalizado para novas tecnologias que, não estando em condições de ser massificadas, devem contar com apoios para a fase de teste do projecto-piloto”, distinguindo-as de tecnologias mais maduras, como é o caso da eólica, explicou Moreira da Silva.
Segundo o Construir, este anúncio foi feito à margem da visita ao projecto de produção de energia das ondas – wave roller – que este considerou ser um projecto de “grande inovação”. Para o governante, o projecto da finlandesa AW Energy tem “potencialidade não só pelos resultados que já demonstrou ter, mas também para posicionar Portugal como campeão das energias das ondas e das energias renováveis”.
A AW Energy estima começar a construir em 2016 a primeira unidade de produção de energia das ondas para fins comerciais.