Portugueses já reservaram 200 carros eléctricos
Na quarta-feira passada, foi vendido o primeiro carro eléctrico em Portugal a um cliente particular, e, segundo avança o Jornal de Negócios, parece que os portugueses estão bastante interessados nos novos veículos. De acordo com o jornal diário, já foram feitas cerca de 200 reservas de carros eléctricos junto das marcas.
Os números são avançados numa altura em que o preço dos modelos eléctricos apresentados continua muito alto, a rondar os 30 mil euros, e a rede de postos de carregamento não conta ainda com os 350 previstos para o ano passado. O programa de mobilidade do carro eléctrico, Mobi-e, lançou apenas, até agora, duas centenas de postos, sendo um obstáculo para quem pensa em tornar-se “verde” nas estradas, apesar das vantagens energéticas e ambientais dos automóveis.
A Mitsubishi, através do i-MiEV, foi a primeira a lançar para venda a particulares um modelo de carro eléctrico em Portugal, depois de o disponibilizar, inicialmente, para aluguer, revela a edição electrónica da Auto Hoje. No mercado português, o eléctrico está disponível desde 30.250 euros, incluindo já o incentivo de cinco mil euros para os primeiros cinco mil veículos vendidos no país, e mais 1.500 euros caso o comprador decida abater um veículo de combustão interna, medidas que o Estado anunciou recentemente, com o objectivo de dinamizar o sector.
A Nissan, por seu turno, avança que as pessoas que tenham feito a encomenda do Leaf vê-la-ão concretizada no primeiro trimestre deste ano, depois de ter falhado o prazo estipulado para início de Janeiro. No final do ano passado, a marca entregou os primeiros dez modelos do veículo na Europa ao Governo e a nove empresas portuguesas. “Não faz barulho, não tem emissões e liberta os países da dependência do petróleo, promovendo as energias renováveis”, anunciou o primeiro-ministro, José Sócrates, naquela ocasião.
O C-Zero, da Citroën, e o i-ON, da Peugeot, estão previstos chegarem também durante o primeiro trimestre deste ano. Já a Renault anuncia o Fluence ZE e o Kangoo ZE (zero emissões) para o último trimestre de 2011. A Nissan anunciou perto de uma centena de reservas, assim como a Peugeot, enquanto os dois modelos da Renault, no total, contam já com cerca de 30 interessados.