Prémio Jornalistas pela Igualdade, Saúde, Cidadania e Desenvolvimento com candidaturas até 15 de Fevereiro
A Associação para o Planeamento da Família (APF), a Associação das Nações Unidas – Portugal (ANUP), o Conselho Nacional da Juventude (CNJ), o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) e Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) e no âmbito do projecto Roteiro 3456: Saúde, Igualdade e Desenvolvimento, está a promover o Prémio Jornalistas pela Igualdade, Saúde, Cidadania e Desenvolvimento.
O objectivo é distinguir jornalistas cujos trabalhos se tenham destacado na promoção do conhecimento, informação e sensibilização sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) cuja consecução está menos conseguida, como a promoção da igualdade de género e o empowering das mulheres, a redução da mortalidade infantil, a melhoria da saúde materna e o combate ao VIH/Sida, entre outras doenças.
Os interessados podem candidatar-se até ao próximo dia 15 de Fevereiro, através da admissão a concurso de peças jornalísticas, em suporte papel, vídeo digital e áudio, que terão sido difundidas nos órgãos de comunicação social entre 1 de Agosto de 2010 e 31 de Janeiro de 2011. Os artigos devem promover uma actuação coerente e de correcta informação sobre os ODM, em especial os que se encontram atrasados na perspectiva das metas instituídas oficialmente.
O vencedor, que ganhará três mil euros, será escolhido por um júri, composto por um elemento designado pela AFP, um elemento da ANUP, um elemento da CNJ, um elemento do ISCSP, um elemento do IPAD, um elemento do UNFPA e um jornalista convidado, que será o presidente do colectivo. A atribuição dos prémios terá lugar numa cerimónia pública, a realizar em data e local a anunciar, avança o regulamento da iniciativa, revelado em comunicado.