Projecto de alta velocidade vai ligar Copenhaga, Gotemburgo e Oslo
Os Governos da Dinamarca, Suécia e Noruega estão a preparar um projecto que ligará quatro grandes cidades da Escandinávia, unindo um total de oito milhões de pessoas. O projecto, precisamente denominado “The Scandinavian 8 Million City”, vai ligar Copenhaga (Dinamarca), Malmo, Gotemburgo (Suécia) e Oslo (Noruega), envolvendo um total de 14 parceiros.
“As cidades e regiões escandinavas são demasiado pequenas, individualmente, para competir com o mercado global. Atrair competência e trabalho qualificado obriga a termos uma grande população”, explicou Floire Nathaneal Daub, gestor do gigantesco projecto, ao jornal Metroxpress.
“O norte [da região] é a área mais populosa, sobretudo no corredor entre Oslo e Copenhaga”, continuou. Para já, não existem iniciativas oficiais a alicerçar este plano, que deverá ter financiamento da União Europeia. No entanto, os responsáveis pelo projecto esperam que a ligação de alta velocidade ferroviária esteja pronta até 2025.
Hoje, a ligação entre Copenhaga e Oslo, por comboio, demora oito horas. “É um bom projecto porque precisamos de ligar as nossas nações e regiões até ao Norte da Europa”, explicou o mayor de Copenhaga, Frank Jensen. Numa perspectiva dinamarquesa, o projecto funcionaria como uma eventual expansão da ponte Femern, que ligará o país à Alemanha em 2021. Seria também uma excelente notícia para a mobilidade sustentável, sobretudo em três países cujos cidadãos não têm problemas em trocar o carro por qualquer outro tipo de mobilidade – a duas rodas, autocarro ou comboio.