Projecto de cyber-agricultura avança para crowdfunding para chegar a novas regiões



A MyFarm, que permite a qualquer agricultor de sofá controlar as suas hortas online, acabou de lançar o seu projecto de financiamento através do crowdfunding. Este financiamento irá servir para melhorar a aplicação informática e levar a uma “experiência ainda mais amigável” para os seus clientes, de acordo com o coordenador do projecto, Luís Luz.

“Esta melhoria na aplicação é imprescindível para a expansão deste negócio”, explicou o responsável. “Podem entender esta mensagem como uma espécie de chantagem:
ou nos apoiam e divulgam esta informação, ou vão condicionar a chegada deste projecto à vossa região”, gracejou Luís Luz.

Podem apoiar a MyFarm, que pretende chegar aos €10 mil de financiamento, neste link. A plataforma de crowdfunding é a Massivemov.

A MyFarm entregou 5,3 toneladas de alimentos durante a época de Primavera/Verão 2012, sobretudo courgettes (1.038 kg), cebola (800 kg), tomate (572 kg) e feijão-verde (472 kg).

Recorde os objectivos do projecto e a entrevista de Luís Luz ao Green Savers, publicada em Março de 2012.

A ideia da MyFarm surgiu num projecto do Politécnico de Beja, no qual se tentou reunir alunos dos últimos anos dos cursos de licenciatura na Escola Superior Agrária para discutir eventuais ideias de negócio. Das reuniões com seis alunos resultaram várias propostas de negócio, das quais ficou, depois de discutidas, a ideia de construir um Farmville Real, por ser aquela considerada ter maior potencial de desenvolvimento, tendo em conta as competências da equipa estabelecida.

Com este projecto qualquer pessoa, sem terra, sem tempo e sem conhecimentos, pode ter uma horta com 7X7m, na qual pode plantar legumesda época, decidir os métodos de produção a usar e receber os produtos da sua horta.

Tudo isto feito através de uma conta na Internet. Os clientes passam a ser cyber-agricultores, recebendo assistência técnica (por pessoal qualificado) e podendo visualizar a sua horta, através de uma webcam e, se quiserem, podem participar fisicamente em actividades.

A única restrição que existe é a necessidades de, uma vez por semana, os clientes estarem disponíveis, na zona das hortas (até um raio de 20 km das mesmas) de modo a poderem receber os seus produtos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...