Quem é o novo Ministro do Ambiente?
O engenheiro civil João Pedro Matos Fernandes é o novo ministro do Ambiente de Portugal, de acordo com a informação publicada por vários meios de comunicação ao início desta tarde. Matos Fernandes era, desde Janeiro de 2014, presidente do Conselho de Administração da Empresa Águas do Porto, uma escolha do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, articulada com o vereador do PS, Manuel Pizarro.
Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 1991, e com mestrado em transportes, Matos Fernandes iniciou a sua carreira profissional na década de 90, na Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte. Cinco anos depois, em 1997, assumiu as funções de adjunto do secretário de Estado dos Recursos Naturais, Ricardo Magalhães, de quem viria a ser chefe de gabinete.
Foi também administrador da empresa de consultoria Quaternaire Portugal, entre 1999 e 2005, sendo coordenador de vários trabalhos nos domínios da estratégia urbana e organizacional, ordenamento do território e ambiente. Foi o responsável pela criação do escritório de Lisboa onde permaneceu até 2002, tendo então regressado ao Porto
Em 2005, foi convidado para integrar a administração da APDL, presidida por Ricardo Fonseca. Três anos depois assume as funções de presidente da APDL e, em 30 Maio de 2012, renuncia ao cargo. Antes disso, enviou ao accionista Estado os elementos de prestação de contas relativas a 2011, que ”confirmaram um resultado positivo de €10,3 milhões”.
Foi Presidente da APP, Associação dos Portos Portugueses, entre Abril de 2008 e Abril de 2010. Foi docente do Instituto Superior Técnico (infraestruturas) e do Instituto Superior de Transportes (Impactes Energéticos e Ambientais dos Transportes) nos anos em que residiu em Lisboa. Lecionou como convidado em mestrados nas Universidades do Porto, Técnica de Lisboa e de Nápoles. Tem inúmeras participações públicas e como docente convidado na área dos transportes, infraestruturas e território.
Entre Junho de 2012 e dezembro de 2013 foi assessor do Conselho de Administração das empresas Terminais do Norte e Portos do Norte (Grupo Manica), assumindo funções de gestão do Porto de Nacala em Moçambique. Nascido em Águeda em 12 de Dezembro de 1967, Matos Fernandes é casado, tem uma filha e reside no Porto.