Sismos marcianos revelam os segredos do núcleo interno do planeta



Evidências de um núcleo interno sólido em Marte, detetadas pela missão InSight da NASA, são apresentadas num estudo publicado na revista Nature. Esta descoberta aprofunda a nossa compreensão das propriedades e evolução de Marte e de corpos planetários semelhantes.

Sabe-se que o núcleo interno de Marte é, pelo menos parcialmente, líquido, com trabalhos teóricos a sugerirem a viabilidade de um componente sólido no núcleo. No entanto, estudos anteriores não conseguiram confirmar se alguma parte do núcleo é sólida.

Daoyuan Sun e colegas utilizaram dados sísmicos obtidos pela missão InSight da NASA para investigar a estrutura do núcleo interno marciano. As medições sugerem a presença de duas fases sísmicas: PKKP (a fase de trânsito do núcleo profundo) e PKiKP, uma fase sísmica refletida usada para indicar a presença de um núcleo interno sólido (como demonstrado anteriormente para a Terra e a Lua).

As ondas sísmicas da fase PKKP chegaram ao sismómetro do Insight Lander entre 50 a 200 segundos mais cedo do que seria esperado se o núcleo fosse puramente líquido, sugerindo um elemento sólido na estrutura do núcleo. Cálculos adicionais baseados nestes números permitem aos autores restringir o raio deste núcleo interno a cerca de 600 quilómetros.

Esta descoberta fornece evidência direta de um núcleo interno sólido em Marte e oferece insights sobre a evolução do planeta vermelho.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...