SMAS de Leiria têm em curso plano de limpeza dos 73 reservatórios de água
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Leiria têm em curso um plano de limpeza e higienização dos 73 reservatórios da rede de abastecimento, para garantir a qualidade e segurança da água distribuída, foi ontem anunciado.
Numa nota de imprensa, os SMAS explicam que esta intervenção, iniciada em outubro, prolonga-se até abril de 2026, abrangendo cerca de 90 infraestruturas.
“O objetivo desta operação é garantir a qualidade e segurança da água fornecida à população, através da manutenção e limpeza regular das estruturas de armazenamento”, esclareceu.
Segundo os SMAS, “a limpeza e higienização dos reservatórios é uma etapa essencial para assegurar a qualidade da água que chega às torneiras”.
“Cada infraestrutura só é colocada novamente em serviço após análises rigorosas confirmarem que a água é segura para consumo humano”, frisou.
De acordo com a empresa, “a higienização das superfícies internas evita a formação de biofilmes, uma camada biológica composta por microrganismos e sedimentos que pode afetar a qualidade da água”.
“O processo segue as normas definidas pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos”, assinalou.
Esta semana vão ser intervencionados os reservatórios da Serrada do Pinha e Vale Sepal, ambos localizados na União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, adiantou.
“Durante estas ações de limpeza, poderão verificar-se oscilações de pressão ou suspensões temporárias no abastecimento, situações que serão comunicadas previamente para minimizar constrangimentos”, assegurou a empresa.
Atualmente, os SMAS de Leiria gerem um sistema que integra 1.900 quilómetros de condutas de água, 73 reservatórios (sendo que alguns têm duas células), 47 estações elevatórias e 13 estações de desinfeção, assegurando o abastecimento de água a todo o concelho.
A empresa tem cerca de 70 mil clientes, acrescentou a empresa à agência Lusa.