Três estratégias para reforçar a eficiência energética da sua casa
Por Twinkloo, empresa intermediária de crédito
Se tem dificuldades em manter o conforto térmico da sua habitação, tanto nos meses de maior frio como no verão, a Twinkloo, marca especialista em soluções de crédito habitação e pessoal deixa alguns conselhos que pode aplicar para uma maior eficiência energética da sua habitação.
Pode parecer uma missão quase impossível, mas existem pequenos gestos que podem fazer toda a diferença na hora de poupar, sobretudo no atual contexto de subida generalizada dos custos de vida. As medidas para reforçar a sua poupança devem começar dentro de casa, nomeadamente através do aumento da eficiência energética da sua habitação.
Se lhe é difícil manter o conforto térmico da sua habitação (tanto nos meses de maior frio como no verão), são várias as soluções ao dispor para melhorar a eficiência energética do seu lar. De salientar que existem apoios financeiros públicos atribuídos diretamente às famílias que queiram fazer obras nas suas casas ou adquirir equipamentos vocacionados para a melhoria da eficiência energética das suas habitações. A estes incentivos somam-se pequenas medidas que podem ser implementadas para poupar na fatura energética e melhorar o conforto térmico das suas habitações.
- Adotar pequenos gestos para reduzir a fatura de eletricidade
Para quem quer manter o nível de conforto das habitações e evitar desperdícios energéticos, de forma a evitar aumentos na conta da eletricidade, há várias soluções que podem ser implementadas facilmente. Por exemplo, sabia que pintar as paredes da casa com cores claras facilita a propagação da luz natural e, com isso, diminui-se a necessidade iluminação artificial durante o dia?
Este é apenas uma dica, mas existem mais. Se está a pensar adquirir um eletrodoméstico novo, opte por um equipamento com a etiqueta energética A, pois são os que consomem menos energia e, como tal, mais eficientes.
Uma vez que o tempo frio já chegou, existem também pequenos gestos – como fechar as cortinas e as persianas durante a noite – que ajudam a evitar perdas de calor significativas.
- Investir no isolamento térmico para melhorar a eficiência energética
Quanto melhor for o isolamento, menor a necessidade de recorrer a equipamentos de aquecimento (ou de arrefecimento) para climatizar as diversas divisões da casa.
Para melhorar o isolamento da sua habitação, pode optar pela instalação de janelas eficientes, em caixilharia PVC e com vidros duplos, já que ajudam a evitar perdas de calor. Ao mesmo tempo, a aplicação de materiais isolantes, como a cortiça – por exemplo, para o pavimento –, ajudam a preservar a temperatura, funcionam como um isolante acústico e previnem o aparecimento de humidade. Também as paredes podem ser alvo de intervenções para melhorar o seu isolamento interior, sendo os materiais mais usados para este efeito os painéis rígidos de lã ou o poliestireno expandido e extrudido.
- Recorra ao sistema de aquecimento mais adequado
Com a chegada do tempo frio, muitas famílias veem a sua fatura de eletricidade disparar. Não obstante, a maioria desconhece qual o sistema de aquecimento mais adequado para a sua situação. Se este é o seu caso, utilize o simulador online do projeto europeu HARP para conhecer qual é a classe energética dos seus equipamentos de aquecimento e também para identificar as melhores soluções caso necessite de proceder à sua substituição.
De relembrar ainda que, se está a pensar em comprar casa, o certificado energético do imóvel pode ser importante para tomar uma decisão final. Além de analisar a classe energética inscrita no documento, verifique também os indicadores relativos ao “aquecimento ambiente”, ao “arrefecimento ambiente” e à “água quente sanitária”. Dessa forma, terá uma ideia mais precisa do nível de conforto térmico proporcionado pela casa que tem em vista.