Um infantário que estimula a aprendizagem através de brincadeiras na natureza



A educação na natureza é uma forma de pedagogia que tem vindo a ganhar força, especialmente tendo em conta a falta de estímulos ao ar livre que as crianças experimentam diariamente, bem como as crescentes preocupações ambientais. A educação na natureza implica a integração da natureza na aprendizagem da criança. Maximiza o tempo ao ar livre e mergulha os alunos em materiais naturais dentro de casa. Através da exploração e do jogo nestes espaços interiores e exteriores, as crianças são encorajadas a ligar-se ao mundo natural.

Para se alinhar com esta abordagem, a arquitetura educativa deve também adaptar-se para otimizar a aprendizagem dos alunos. Um exemplo é Wonderforest, uma pré-escola centrada na natureza em Prospect Heights, Brooklyn, Nova Iorque. Concebidas pela Palette Architecture, as instalações oferecem uma variedade de espaços interiores para apoiar o programa de aprendizagem baseado na natureza oferecido pela escola. As crianças com idades compreendidas entre os dois e os quatro anos estão imersas em espaços lúdicos biofílicos. Estes foram concebidos para serem seguros, permitindo simultaneamente uma aprendizagem exploratória.

Os três espaços de brincadeira

O infantário tem três espaços principais que estão ligados através de um caminho sinuoso, inspirado no movimento de um rio. São eles: A Floresta, A Estufa e As Terras Húmidas. Cada espaço apresenta um design biofílico para adotar a paleta de cores e as texturas de cada ambiente específico. Os três espaços exploratórios foram também concebidos para maximizar as experiências interativas com elementos naturais, como a água e o solo, sem ter de sair do interior.

A floresta

Este é o primeiro espaço em que as crianças entram quando seguem o caminho sinuoso para além da área de boas-vindas e das salas de aula. Utiliza materiais reciclados e madeira colhida de forma sustentável para um design ecológico e táctil. A Floresta apresenta uma área de jogo aberta com uma encosta ondulante feita de relva artificial como pano de fundo. Esta é ladeada por formas abstratas de árvores e um baloiço. As mudanças na topografia e nas formas despertam a curiosidade e incentivam a exploração e a aventura.

A estufa

A estufa é um espaço estreito com janelas altas e camadas espessas de vegetação. Ao incorporar plantas neste espaço, os alunos do pré-escolar começam a envolver-se no seu cuidado e crescimento. A variedade de espécies de plantas também introduz as crianças à forma como as plantas podem apoiar a vida humana através das suas várias propriedades, sejam elas medicinais, estéticas ou de sustento.

O pântano

O espaço mais interativo e exploratório é o Wetland. Trata-se de uma zona húmida onde as crianças podem mergulhar totalmente em jogos tácteis para compreender conceitos como flutuabilidade e dinâmica. Para aumentar a diversão, o espaço dispõe de um lençol de água e de uma cozinha de lama à escala infantil, permitindo que as crianças se esparramem e se sujem!

Incentivar a exploração da natureza

Através do design biofílico, a Palette Architecture cria espaços que permitem às crianças do pré-escolar compreender melhor o mundo natural. Para estimular a curiosidade e a criatividade, os projetistas dispuseram os espaços de recreio e de sala de aula em camadas, de modo a permitir que o pessoal vigie as crianças sem interferir no seu tempo de exploração privada. Isto dá-lhes autonomia e liberdade para aprenderem através da exploração e da imersão. Ao criar experiências abertas para brincar livremente, as crianças têm a possibilidade de se ligarem a ambientes naturais dentro da segurança do ambiente construído.

 

 





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